Air Europa inaugura linha para Madri com escala no Rio de Janeiro. Companhia está de olho no mercado sul-americano
Denise Paro
Vista aérea do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu - Foto - Christian RIZZI /Front Press
Fotos Christian Rizzi
Em breve, moradores da região Trinacional terão a oportunidade de viajar para a Europa saindo de Puerto Iguazú. A companhia aérea Air Europa, da Espanha, anunciou esta semana a rota Madri-Puerto Iguazú, com escala no Rio de Janeiro. Os voos terão início a partir de maio de 2018 no Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú.
Os diretores da companhia estiveram no sábado, dia 27 em Puerto Iguazú para firmar o acordo. Com o anúncio, o Aeroporto de Puerto Iguazú terá seu primeiro voo internacional. Inicialmente serão três voos semanais.
A Air Europa não é única companhia que vai operar em Puerto Iguazú. Nos próximos meses há expectativa para o início de voos de companhias de low cost, Andes Linhas Aéreas, Alas del Sur e Flybondi que irão ligar Puerto Iguazú a outras cidades da Argentina, facilitando as conexões com destinos turísticos a exemplo de Mendonza e da Patagônia. Outra empresa área que deve anunciar em breve voos para Puerto Iguazú é a Avianca que já tem linhas em Foz do Iguaçu. Com as novas conexões, o número de voos diários no Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú passará dos 13 atuais para cerca de 20.
Foz do Iguaçu e Ciudad del Este
Em Foz do Iguaçu, o Aeroporto Internacional das Cataratas tem um voo internacional da empresa LAM com destino a Lima, no Peru. Em março, a Avianca começou a operar em Foz com voos para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O aeroporto tem hoje 48 voos diários, entre aterrissagens e decolagens.
No lado paraguaio, o terminal mais próximo de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú é o Aeroporto Internacional Guarani, situado na Ruta Internacional 7, no município de Mingua Guazú, vizinho a Ciudad del Este.
Atualmente, o aeroporto opera com dois voos diários para Assunção, da companhia Amaszonas, e com três aviões cargueiros. Duas vezes por semana a TAM faz a linha Assunção-São Paulo com escala no terminal.
Entre janeiro e março deste ano, o aeroporto registrou um movimento de 7.377 passageiros, em voos nacionais e internacionais. O total representa uma retração de 18,21% em relação aos mesmo período do ano passado, ou seja, 9.021.