Facebook

Visita a segunda Ponte

O prefeito Chico Brasileiro e o governador Ratinho Junior visitaram, na tarde desta quarta-feira (26), as obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que está com 84% de execução - segundo a Itaipu Binacional, apenas cem metros separam as duas frentes de trabalho no vão central.

O governador ressaltou que a construção da segunda ponte era aguardada há mais de 40 anos pelos moradores dos dois países – Brasil e Paraguai -, e que vai beneficiar, principalmente, a mobilidade e a logística da região.

“A Ponte Internacional da Amizade já não suporta mais o volume de pessoas e veículos que cruzam a fronteira com o Paraguai todos os dias. Esta segunda ponte é a maior de vão livre do Brasil. Uma obra fantástica. Uma façanha da engenharia brasileira e, acima de tudo, comprova que grandes projetos podem se tornar realidade”, disse Ratinho Junior.

O prefeito Chico Brasileiro destacou a importância da segunda ponte para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e de toda região. Segundo ele, a ponte será um ponto estratégico de corredor de cargas para o Mercosul e Bioceânico, que futuramente poderá se vincular com a Ferroeste, beneficiando o comércio internacional, o turismo e o setor de transporte.

“É uma obra imprescindível para o desenvolvimento de Foz e toda a região. Bem conduzida pelo Governo do Estado do Paraná, com aporte financeiro da Itaipu Binacional. É uma felicidade para a cidade receber este investimento e esta qualidade de obra que é a segunda ponte,” disse o prefeito.

Sobre a obra

De acordo com o boletim divulgado pelo consórcio responsável pela obra, a Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco, neste mês de maio chegou a 84% de conclusão.

A obra está na fase de montagem das aduelas metálicas, bases do guarda-corpo e execução dos guardas-rodas. A segunda ponte terá o vão-livre de 470 metros, sendo a maior da América Latina. Serão 760 metros de comprimento.

A construção da Ponte Internacional da Integração tem um investimento de R$ 323 milhões, com recursos da Itaipu Binacional. A obra é gerenciada pelo Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem – DER -, com supervisão do Consórcio Ponte Brasil – Paraguaia (Única/MPB/RMG).

A previsão é de que a segunda ponte seja entregue à população no segundo semestre deste ano.