A Câmara municipal de Foz do Iguaçu empossou nesta quarta-feira, 16 de novembro, os vereadores mirins, alunos do Colégio Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, que participaram desta edição do projeto Parlamento Jovem e foram diplomados pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), em 28 de julho deste ano. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Ney Patrício (PSD) e a leitura do termo de posse foi realizada pela 1ª secretária da Casa, vereadora Yasmin Hachem (MDB).
Foram empossados os estudantes que participaram do programa de formação de consciência política: Maria Eduarda Ramires Daniel, do 9° ano; Jennifer Ramos Machado, do 9° ano; Kauã Vinícius da Silva Vargas; do 1° ano; Geovana Gomes da Silva, 2° ano. Os alunos foram eleitos em junho e diplomados no mês subsequente. Participaram do evento, os vereadores: Edivaldo Alcântara (PTB), Alex Meyer (PP), Anice Gazzaoui (PL), Kalito (PSD), Adnan El Sayed (PSD), Dr. Freitas (PSD) e demais autoridades: Helen Dias Friedrich, Chefe do Cartório 147ª zona eleitoral e Tenente Marcelo Ansbach, Gestor educacional do colégio Tancredo Neves.
O Presidente do Legislativo fez a leitura do termo de compromisso e os estudantes fizeram o juramento. Depois de empossados, os vereadores mirins assinaram o termo de posse e se manifestaram na tribuna da Casa.
Maria Eduarda Ramires Daniel fez uso da palavra: “fico feliz de estar aqui representando meu colégio, como vereadora mirim mais votada. Durante minha campanha, defendi uma lei que já existe, que prevê serviços de psicologia na rede de educação. Quero faz um apelo que no máximo de urgência seja efetivada a lei”. Kauã Vargas também se manifestou: “desde criança sonho em começar uma carreira na política, então estou muito orgulhoso de chegar aqui e entender a necessidade do povo”. Jennifer Ramos Machado também agradeceu a oportunidade de participar do projeto. Giovana Gomes da Silva agradeceu a comunidade escolar e autoridades presentes: “prometo faz jus ao meu cargo, no caminho da lei e da justiça. Espero que junto com meus colegas façamos um bom trabalho em prol da comunidade”.
Valéria Ramires Daniel - Diretora do Colégio Estadual Cívico-militar Tancredo de Almeida Neves pontuou: “o projeto trouxe muita informação aos nossos alunos, não só os que participarem como vereadores, mas a todos os estudantes que participaram do processo eleitoral na escola”.
Jillian Servat - Coordenador Executivo da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) também externou: “hoje foi excelente oportunidade para conhecer um pouco do funcionamento da Escola Judiciária. A gente percebe que vocês (vereadores mirins) já têm capital político sendo construído. Vocês serão multiplicadores de boa informação, contra as indesejadas fake News”.
Dr. Ariel Nicolai Cesa Dias, Juiz Diretor do Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu afirmou: “esse é um momento bastante importante para nós da Justiça Eleitoral. Mostrar ao nosso país, a nossa população, a importância da participação na vida política. O homem é um ser político, porque a gente não vive sozinho. Precisamos da nossa juventude envolvida com futuro da nossa sociedade, do nosso país”. O presidente da Casa finalizou a cerimônia "o projeto parlamento jovem conecta o Poder Legislativo com a comunidade estudantil".