Facebook

VAZÃO DAS CATARATAS PASSA DE MILHÃO DE LITROS

Na tarde desta quarta-feira 27, a vazão das Cataratas do Iguaçu chegou a 1 milhão de litros de água por segundo. A informação é da Copel, a Companhia de Energia do Paraná, faz medições diárias da Usinas no Rio Iguaçu. Essa vazão mostra que o volume nas quedas d´ água ainda está abaixo da média normal, mas é excelente para um período de estiagem, que já dura 10 meses. O volume considerado “normal” é de 1,5 milhão de litros por segundo.

O volume desta quarta-feira é resultado das chuvas do último sábado, que ocorreram em vários pontos do Estado. Como o Iguaçu nasce na região de Curitiba, as chuvas na capital e Região Metropolitana tiveram influência direta no aumento da vazão das cataratas.

Por causa da pandemia do coronavírus, o Parque Iguaçu está fechado desde o dia 18 de março. A última vez que as cataratas tiveram a vazão média normal foi em 18 de janeiro de 2020. A menor vazão deste ano foi no dia 3 de março, quando o registro foi de 260 mil litros de água por segundo. O parque nacional do Iguaçu deve ser reaberto em junho.