Facebook

VACINA PARA A COVID-19 CHEGA A FOZ

Depois de 10 meses na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus pelo Hospital Municipal Padre Germano Lauck, a enfermeira Karin Aline Zilli, 44 anos, viu finalmente chegar o dia mais importante deste período: a chegada da vacina a Foz do Iguaçu.

Ela foi a primeira pessoa a ser vacinada no Oeste do Paraná. A enfermeira recebeu a primeira dose às 7h30. "É a esperança de um novo tempo”, disse.


Para proteger os pacientes, a equipe de profissionais de saúde e seus familiares, Karin conta que passou mais de três meses sem ver a mãe, que é idosa, não pôde pegar no colo o neto, que nasceu em julho do ano passado, e ainda perdeu várias noites de sono, por preocupação. A imunização vai possibilitar um pouco mais de tranquilidade para ela e os outros profissionais da área. “Vamos continuar nos cuidando, mas agora com mais segurança e mais preparo para que nossa vida possa voltar aos pouquinhos perto do que era antes.”


Logo depois de Karin, foram vacinados outros funcionários do Hospital Municipal, como a médica Tathiana Hermida Fagundes; Simone de Paula Rocha, do Grupo de Apoio de Higienização e Limpeza; e a fisioterapeuta Beatriz Fernandes Toccolini. Também foi vacinado o enfermeiro Fernando Luiz Dornelles Zarth, do Hospital Ministro Costa Cavalcanti.


Em uma mensagem por vídeo, o prefeito Chico Brasileiro, que está em isolamento domiciliar por causa do Covid-19, denominou a data da primeira imunização como o "momento de virada".


"Hoje é um dia que entra para a história de Foz do Iguaçu. Depois de tanto tempo de espera, finalmente a vacina chegou. Temos ainda um caminho muito longo a percorrer, mas as primeiras doses da imunização já dão uma sinalização de que poderemos voltar o mais cedo possível à normalização", destacou o prefeito. "E isso é o que todos querem", completou.


A secretária de Saúde, Rosa Jeronymo, que acompanhou o ato simbólico, ressaltou: "A vacina é o único caminho para a cura dessa doença que tanto devastou o mundo inteiro. É a única esperança de cura para o novo coronavírus".


De acordo com a secretária, as primeiras vacinações são o início do processo, mas é necessário manter os cuidados para evitar a disseminação do vírus. “Precisamos continuar nos protegendo, fazendo o distanciamento social, usando máscaras e higienizando as mãos, até que consigamos ter um número elevado de pessoas vacinadas.”


Heróis da pandemia


Foram 10 meses de uma luta intensa - dia e noite - contra um inimigo até então desconhecido por todo o mundo. Em Foz do Iguaçu, atuaram profissionais na linha de frente dessa batalha, entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.


Os diretores do Hospital Municipal, Sérgio Fabriz, e do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Fernando Cossa, participaram da ato simbólico da campanha de vacinação nesta quarta-feira. As duas unidades hospitalares foram essenciais no enfrentamento ao novo coronavírus durante a pandemia.


O Hospital Padre Hermano Lauck é considerado referência para os casos e o Costa Cavalcanti, por meio de convênio com a Itaipu Binacional, forneceu equipamentos, insumos e testagem essenciais para que o município pudesse enfrentar a doença de forma eficiente e humanizada.


Para os diretores dos hospitais, esse momento é de emoção, mas de muito alívio, já que a imunização dos profissionais da linha de frente permitirá mais tranquilidade e possibilidade para que essas pessoas possam finalmente passar mais tempo com suas famílias.


“Muitos desses trabalhadores deixaram seus lares por medo de se contaminar e para protegê-los, mas permaneceram firmes no hospital para atender a população. A vacina é a esperança de um novo tempo”, afirmou Fabriz.


“Poder vacinar nossos profissionais que, por meses, arriscaram a própria vida para salvar a de outras pessoas, só demonstra que estamos no caminho certo. E cumprindo nossa missão, de cuidar de pessoas”, disse Cossa.


Casos de Covid no município


Até terça-feira, 19, Foz do Iguaçu havia registrado 20.919 casos de Covid-19. Desse total, 20.096 já se recuperaram. Outros 404 estão em isolamento domiciliar.


Cronograma de vacinas


Foz do Iguaçu recebeu nesta primeira etapa da vacinação 3.193 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac.


As primeiras doses serão destinadas aos profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus, idosos em instituição de longa permanência e pessoas acima de 18 anos com deficiência que estão em residências inclusivas.

A diretora da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos, explicou que a Coronavac é tomada em duas doses com intervalo de 25 dias, conforme orientação do Governo do Estado.