Facebook

VACINA DE IDOSOS SERÁ RETOMADA SÁBADO 20

A Prefeitura de Foz do Iguaçu retomará neste sábado (20 de março), a vacinação contra a Covid-19 em idosos com mais de 75 anos na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda.

O retorno será possível devido a chegada de mais 2.240 doses do imunizante CoronaVac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Essa é a sétima remessa enviada pelo Governo do Estado, via Ministério da Saúde, para Foz do Iguaçu.

Para evitar filas e congestionamentos, a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar um cadastro on-line a partir desta sexta-feira (19), no qual deverão ser preenchidos os dados pessoais da pessoa idosa, o dia e a hora de comparecimento à sede da Vigilância para receber a vacinação.

A campanha seguirá em formato drive-thru, das 8h às 17 horas. O cadastro estará disponível no site da Prefeitura de Foz (https://www5.pmfi.pr.gov.br/) e será de caráter obrigatório para o recebimento da vacina.

“O objetivo do cadastro on-line é evitar aglomerações. As pessoas vão agendar um horário e, à medida que forem chegando, já recebem a dose. Teremos um número máximo de 60 pessoas por hora e desta forma evitamos filas e o tempo de espera”, explicou a secretária de saúde, Rosa Maria Jeronymo.

A secretária ressalta que o compromisso do município é ampliar a faixa etária dos idosos conforme a chegada de novas doses. “Estamos ampliando a idade da vacinação conforme o recebimento das doses. As equipes e estruturas estão todas preparadas para que possamos vacinar rapidamente o máximo de pessoas possível, para reduzirmos o número de mortes e casos graves da doença”.

Das 2.240 doses deste novo lote, 1.980 serão destinadas para idosos com mais de 75 anos e 260 para profissionais da saúde. A Vigilância também segue administrando a segunda dose do imunizante em profissionais de saúde, idosos e acamados.

Do dia 20 de janeiro até 16 de março, Foz do Iguaçu recebeu 18.886 doses das vacinas. Destas, 18.343 foram aplicadas, sendo 13.110 de primeira dose e 5.233 de segunda dose.

Serviço

A Vigilância Epidemiológica fica na Rua Francisco Guaraná de Menezes, 665, ao lado da Unidade de Saúde da Vila Yolanda.