Facebook

UPA do Morumbi retoma atendimento normal

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, retoma os atendimentos normais a partir desta segunda-feira (02). Desde o final de fevereiro, a unidade estava atendendo exclusivamente pacientes com sintomas e casos confirmados de covid-19.

Com a redução do número de casos e de internamentos pela doença, devido ao avanço da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde está reorganizando o fluxo no sistema municipal. Desde a semana passada, a Unidade 24 horas Padre Ítalo, no Porto Meira, que também estava atendendo covid, voltou a receber pacientes com outras demandas.

A UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa passa agora a atender os casos suspeitos de covid, inclusive com a coleta de exames, e pacientes com outros problemas de saúde. Já os casos confirmados serão assistidos Pronto-Socorro Respiratório do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, referência regional no atendimento à doença.

“No momento em que os casos da doença estavam muito altos e com muitos pacientes em estado grave, precisamos nos adaptar e auxiliar o hospital municipal, que estava sobrecarregado. A UPA do Morumbi ficou exclusiva para covid, bem como tivemos o apoio das unidades básicas de saúde”, explica a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

“Agora, com quase 80% da população adulta vacinada pelo menos com a primeira dose, já percebemos a redução de casos e, principalmente, do agravamento da doença. Isso nos permite voltar a atenção para outras demandas de saúde que também são prioridade, como é o caso das cirurgias eletivas”, complementa. As cirurgias eletivas já foram retomadas pelo município, que tem como previsão realizar cerca de 300 procedimentos em agosto.

Imunização

Foz do Iguaçu recebeu até o momento 220.394 doses de vacina contra a covid-19 e aplicou 210.838. No total, 157.073 pessoas acima de 18 anos tomaram a primeira dose, o que representa 79,2% dessa população. Já receberam a segunda dose 46.959 pessoas (27,1%), e 6.806 pessoas tomaram a dose única.