Facebook

Unioeste firma parceria com PTI para desenvolver startups

Um acordo entre o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR) e a Unioeste (Câmpus Marechal Cândido Rondon) firmado nesta semana garante a promoção de ações de suporte e incentivo à inovação para os docentes e discentes da instituição de ensino. As atividades serão desenvolvidas na Incubadora Santos Dumont na Unioeste. As startups e empresas parceiras do ecossistema do PTI poderão utilizar a infraestrutura laboratorial da universidade para testes, ensaios e validação de provas de conceitos ou protótipos.

O diretor superintendente do PTI, general Eduardo Garrido, pontuou que a assinatura do acordo de cooperação com a Unioeste é mais passo para envolver a tríplice hélice da região Oeste do Paraná no processo de inovação. “Queremos incentivar capacitações e ações que envolvam o corpo docente e discente da universidade, gerando oportunidades aos jovens, para que se envolvam cada vez mais na onda do empreendedorismo”, disse.

As duas instituições fecham a parceria concordando em um ponto essencial: para um agro pujante – como acontece em Marechal Cândido Rondon – é preciso, cada dia mais, o uso de tecnologias, as quais são proporcionadas por meio da inovação.

“A partir dessa parceria, nossa usina de ideias irá prosperar”, disse o diretor da Unioeste Campus Marechal, Davi Félix Schreiner. “Nossa região tem um potencial econômico e social, mas precisamos inovar ao formar os profissionais, inovar na produção de conhecimento, e inovar na transferência de tecnologia”.

Durante o evento da assinatura, foram apresentados alguns dos projetos já desenvolvidos pelo Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras; Centro de Ciências Sociais Aplicadas; e Centro de Ciências Agrárias. Além disso, a startup incubada do PTI-BR, Daga Agrinavi, apresentou seu modelo de negócio e o processo de desenvolvimento, sendo exemplificada como case de sucesso.

Foi lançada, ainda, a Comunidade ExoHub, que é uma plataforma 100% digital que reúne cursos, workshops, eventos, conexões, relacionamentos, acesso a mentores, licenças de softwares, e mais, conecta conteúdo qualificado e deixa tudo disponível aos estudantes, professores e demais colaboradores da Unioeste MCR. A plataforma será disponibilizada sem nenhum custo.