Facebook

Unidade Móvel da Saúde atende na área rural

A Unidade Campestre da Secretaria Municipal de Saúde, projeto que leva uma unidade móvel de saúde até as áreas rurais de Foz do Iguaçu, contabiliza 144 consultas médicas e odontológicas em três semanas de funcionamento, além de 30 testes rápidos para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis.

O consultório móvel estará nesta semana na região de Aparecidinha, onde ficará estacionado até quinta-feira (17), das 8h às 12h, oferecendo aos moradores atendimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, e uma farmácia para aqueles que receberam receituário. A unidade já passou pelas áreas do Remanso Grande e Arroio Dourado.

Segundo Jaqueline Tontini, diretora de Atenção Básica, a procura pelo serviço tem sido alta. Na unidade móvel os moradores são atendidos por uma equipe multiprofissional com médico, dentista, auxiliar, enfermeira, agente comunitário de saúde e estagiários - todos preparados para prestar o melhor atendimento aos moradores das áreas rurais de Foz.

Acesso facilitado

“Estamos tendo uma procura muito boa e conseguindo atender moradores que não costumavam ir até as Unidades Básicas de Saúde para esse acompanhamento por conta da distância, por exemplo. Percebemos que cada região tem uma particularidade e com isso levantamos as necessidades de cada território”, conta Jaqueline.

A facilidade ao acesso do atendimento na saúde para toda a população, conforme pontua a secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, é uma das premissas da Secretaria Municipal de Saúde.

“Ter um acesso ágil ao sistema de saúde é um direito de todos os moradores, seja qual for o local onde ele more. Levamos uma unidade equipada com materiais e pessoas, todos dispostos a conversar e realizar o atendimento da forma mais humanizada possível para que esse cidadão continue fazendo o acompanhamento e possa se manter sempre saudável”, destacou Rosa.

Na próxima semana, a Unidade Campestre tem como destino o Lote Grande. Já na última semana do mês de junho os atendimentos serão no Alto da Boa Vista.