Facebook

Trabalhadores da Coleta Seletiva participam de oficina

Trabalhadores que prestam um serviço essencial ao município, por meio do programa de Coleta Seletiva, participaram nesta segunda-feira (10) de uma oficina sobre a importância da autoestima, conduzida por servidores da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a área de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, por meio do convênio Linha Ecológica.

A primeira oficina foi realizada na Unidade de Valorização de Resíduos (UVR) do Porto Belo. Os encontros acontecem até a próxima sexta-feira (14) nas outras seis unidades em operação no município.

A ação sobre a valorização pessoal tem como objetivo dar suporte aos catadores, também muito afetados pela pandemia, e ajudá-los a desenvolver hábitos de confiança e positividade nos pensamentos, além do reconhecimento profissional.

A catadora Vera Lúcia já havia ouvido sobre os benefícios da autoestima, entretanto, conta que não achava uma forma de colocá-la em prática – situação que mudou após o encontro. “Sempre escutamos sobre isso, mas agora eu gostei ainda mais do que aprendi. Pretendo praticar e mudar a minha vida com isso”, disse Vera.

Para o catador Jair de Souza, o tema foi completamente novo, o que tornou a experiência ainda mais marcante. “O que mais me deixou interessado foi aprender sobre o pensamento positivo, que uma pessoa pode acreditar em algo, fazer e ser feliz”, contou.

Pilares da oficina

Segundo Guilherme Oliveira, educador social da Divisão de Gestão de Resíduos, a importância da autoestima é trabalhada em três tópicos que conversam entre si: Pessoal, Profissional e Sociedade.

“Quando trabalhamos para a valorização pessoal, isso reflete em nosso trabalho, o que, consequentemente, traz benefícios também para a vida em sociedade. O que esses trabalhadores realizam aqui é muito importante, e por isso é importante trabalhar a gratidão para que eles reconheçam as pequenas coisas do dia”, pontuou o educador.

Novas Unidades de Valorização de Resíduos

Os cuidados com a saúde mental dos catadores são somados ao trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que está finalizando a reforma, ampliação e a construção de novas Unidades de Valorização de Resíduos, o que trará melhores condições para os serviços diários desses trabalhadores.

Cinco unidades estão passando por reforma e outras três estão sendo construídas, na Vila Portes, Três Lagoas e Campos do Iguaçu.

Todas as unidades irão atender a um padrão, com áreas administrativas, banheiros, refeitório e cozinha, além de equipamentos, como esteiras, balanças e prensas.

“Os investimentos que estão sendo feitos no programa de Coleta Seletiva irão melhorar a qualidade do trabalho dos catadores, tornando ainda mais digna a sua atividade. Por consequência, buscamos também reduzir cada vez mais a quantidade de resíduos descartados no aterro sanitário”, complementou a secretária municipal de Meio Ambiente, Ângela Meira.