Facebook

Sonhos não envelhecem

Aos 72 anos, a dona Leda Teixeira contou que ainda sonhava, mas já não acreditava tanto que um dia teria a casa própria. Porém, finalmente chegou o dia de dar adeus ao aluguel e iniciar a mudança para o local, que ela mesma define como: “finalmente o meu cantinho”. Leda foi uma das 40 pessoas que receberam nesta sexta-feira, 22, as chaves das casas do Condomínio do Idoso em Foz do Iguaçu.

O tão sonhado espaço foi inaugurado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, com a presença do prefeito Chico Brasileiro e diversas autoridades que prestigiaram o momento tão importante para a política de habitação do município, que é uma das maiores do interior do Brasil.

“Criar programas de habitação é cumprir com a responsabilidade social. Para toda a população isso é importante, mas no caso de idosos ganha ainda mais significado, pois eles já trabalharam tanto durante a vida e agora merecem encontrar um espaço agradável onde possam ficar”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

O governador Ratinho Junior diz que o Condomínio do Idoso em Foz só tornou-se possível por conta de todo o trabalho prévio que o município desenvolveu no âmbito de moradias, e voltou a pontuar a importância de criar um espaço para os idosos.

“Esse público, por exemplo, não consegue um financiamento nos bancos, ou seja, fica quase impossível conseguirem uma casa própria. É preciso olhar para quem mais necessita e recompensá-los por tudo o que fizeram ao nosso Estado nesses anos. Nos orgulha muito e isso é apenas o começo”, ressaltou o governador.

O projeto integra o programa Casa Fácil Paraná, dentro da iniciativa de moradias “Viver Mais”, destinadas a pessoas a partir de 60 anos. O novo residencial Lagoa Azul recebeu R$ 4,3 milhões de investimento do Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), e foi construído em terreno doado pelo município no bairro Três Lagoas.

“Olhamos para os mais necessitados e planejamos um programa que fosse definitivo dentro das políticas que criamos no Estado. Este com certeza será um dos nossos projetos mais especiais”, disse o presidente da Cohapar, Jorge Lange.

O prefeito de Foz destacou que as equipes da Prefeitura já estarão à disposição nas próximas semanas para realizar atendimentos aos novos moradores, como o acompanhamento das equipes de saúde, da Assistência Social, instruções do Fozhabita, entre outras formas de apoio para os idosos.

Novas histórias

Dona Leda vai se mudar para a nova casa com o esposo, o seu Herval Teixeira, de 81 anos. Atualmente, eles moram no Jardim São Paulo e pagam um alto valor de aluguel, que muitas vezes compromete quase toda a renda do mês. Já no condomínio, haverá apenas a cobrança de um aluguel social.

“São 13 anos procurando casas com valores baixos para alugar, até finalmente Deus nos presentear com isso. Não temos nem palavras para agradecer a quem criou esse programa. Eu não digo que voltamos apenas a sonhar, mas também que sentimos a sensação de realizar”, disse emocionado, seu Herval.

Para Pedro Skoski, 70, o que também chamou a atenção, para além da casa com sala, cozinha, quarto, banheiro e lavanderia, foi o grande espaço de lazer e convívio com os vizinhos.

O espaço possui ainda quiosques, academia ao ar livre, centro de convivência, horta elevada, entre outros espaços para o bom convívio dos moradores. Todo o condomínio também é adaptado dentro das normas de acessibilidade, com rampas de acesso e barras, além de um material usado para as condições climáticas da região.

“Estou em Foz desde 1997 e morei de favor em muitas casas e quando podia, tentava pagar aluguel também. Mas nunca tive essa sensação de ter a minha casa, é um sonho que todos têm, que é possuir um conforto como esse. Ontem eu nem dormi, fiquei analisando tudo aquilo que já passei até finalmente viver meu sonho”, celebrou Pedro.

Presenças

A inauguração ainda contou com as presenças do vice-prefeito de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio; do secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto; do deputado federal Vermelho; do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri; do deputado estadual Ademir Bier; do presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício; além de outros parlamentares e secretários municipais.