Facebook

SINPREFI LEGERÁ NOVA DIRETORIA EM SETEMBRO

 

Está marcada para o dia 15 de setembro a eleição do Sindicato dos Professores e Profissionais da Educação da Rede Pública Municipal de Foz do Iguaçu (SINPREFI). O sindicato representa a maior categoria de profissionais da rede pública municipal: a dos trabalhadores da educação. Os mais de 2 mil filiados irão definir qual será a diretoria do SINPREFI para os próximos quatro anos. A votação será das 8h da manhã às 17h, e a apuração será feita logo em seguida, na sede do sindicato que fica na rua Padre Manoel da Nóbrega, 406 - Vila Brasília. O resultado será divulgado no mesmo dia.

Apenas uma chapa se inscreveu e foi homologada para disputar as eleições. É a chapa “Sinprefi unido e mais forte”, liderada pela atual diretora de políticas sindicais do SINPREFI, a professora Viviane Jara Benitez. A presidente do sindicato em exercício, Marli Maraschin de Queiroz, também compõe a chapa como suplente. “Apesar de termos apenas uma chapa na disputa, é muito importante que todos os filiados votem para que tenhamos a escolha reafirmada pela maioria,” explica Marli. Caso contrário, será necessário convocar nova eleição.

 

Como votar?

Para votar, o filiado deverá apresentar documento com foto. O voto será registrado em cédula de papel e depositado em urnas fixas (na sede do SINPREFI e na sede da Secretaria Municipal de Educação) e itinerantes (18 urnas circularão pelas escolas e CMEI´s no dia da eleição). Aposentados e profissionais alocados em outras secretarias também devem votar, apresentando-se nos locais de urnas fixas. O filiado irá votar SIM ou NÃO, sendo SIM caso aprove a única chapa em disputa e NÃO caso desaprove.

 

As últimas conquistas

Entre as conquistas mais importantes da diretoria que está à frente do SINPREFI está a recente inclusão dos secretários de escola no Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, luta antiga dos profissionais que buscavam reconhecimento. Além disso, os líderes atuais estão prestes a conseguir a equiparação do salário base dos profissionais de Foz do Iguaçu com o piso nacional – direito que nunca foi respeitado. Houve ainda a implementação de referências que representam avanços salariais para os aposentados com paridade em relação a quem está na ativa. Também foi no mandato da atual diretoria foram adquiridos dois terrenos para construção da nova sede do sindicato dos educadores municipais.

 

Proposta

As propostas da chapa que disputa as eleições estão baseadas na valorização de todos os profissionais da educação: ativos, aposentados e pensionistas. A luta girará, especialmente, em torno da implementação do reajuste do Piso Nacional no Plano de Cargos e Carreira do Magistério, como índice de correção anual; da reivindicação da implementação integral da minuta de reformulação do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério, protocolada ainda em 2019 e da busca pelo pagamento de vale-alimentação e auxílio-transporte para todos os profissionais da educação. A construção de uma nova sede administrativa para o SINPREFI também é uma bandeira dos candidatos da chapa