A partir desta terça-feira, 1º de novembro, a Secretaria Extraordinária do Transporte Coletivo Urbano de Foz do Iguaçu inicia os trabalhos para a formulação do novo contrato do transporte coletivo da cidade, que entrará em vigor a partir de março de 2023 para atender aos mais de 45 mil usuários transportados diariamente.
O chefe da nova pasta, Fernando Maraninchi, ressalta o papel central da secretaria na criação de um contrato abrangente, que atenda aos serviços essenciais em todas as regiões de Foz, além de oferecer mais tecnologia, segurança e conforto aos passageiros.
O Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) irá acompanhar as decisões e seguirá responsável pelas atribuições do controle da prestação dos serviços de transporte coletivo e individual de passageiros, tráfego, trânsito e sistema viário municipal.
“Nós estudamos os detalhes e necessidades para oferecer um ótimo serviço aos iguaçuenses. São servidores que já possuem experiência no assunto e farão um ótimo trabalho. Temos prerrogativas formuladas e iremos elaborar um contrato que seja moderno e exemplar”, disse.
Maraninchi destaca ainda o formato de trabalho empregado. A Secretaria será integrada por especialistas das áreas de trânsito, transporte, engenharia e licitações. A comissão não irá gerar despesas ao município, uma vez que todos já compõem o quadro de servidores da Prefeitura de Foz.
“Não teremos diretores para a Secretaria Extraordinária. Os membros da comissão já conhecem o transporte coletivo de Foz e sabem em quais pontos precisarão ser evidenciados. O transporte coletivo é um direito social que deve ser garantido da melhor forma”, afirmou.
Currículo
Fernando Maraninchi é advogado e professor universitário em Foz do Iguaçu. Foi diretor-presidente do Foztrans por quatro anos, durante a primeira gestão do prefeito Chico Brasileiro, entre 2017 e 2020. Ocupava desde 2021 o cargo de diretor-presidente do Centro de Convenções.