A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu inicia, na próxima segunda-feira (27), a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 com doses do imunizante da Pfizer. Todas as 29 Unidades Básicas de Saúde ofertarão a vacina. Não é necessário o agendamento.
Nessa primeira fase, conforme determina o protocolo do Ministério da Saúde, estão incluídas as pessoas idosas acima de 70 anos, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência (ILP), a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A população apta a receber o imunizante será ampliada de acordo com a chegada de novas doses e conforme o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.
“O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron, por isso é um reforço importante, especialmente para os grupos considerados de risco”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka.
Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico).
Etapas
A campanha seguirá por etapas para atender os grupos prioritários: No dia 06 de março inicia a vacinação de pessoas com 60 a 69 anos de idade; a partir do dia 20/03 serão as gestantes e puérperas; a partir de 17/04 os trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
O primeiro lote de vacinas bivalentes chega amanhã (24) a Foz do Iguaçu e será distribuído às unidades de saúde.
Até o final do mês o Estado irá receber outras doses, que serão enviadas aos 399 municípios do Paraná.