Facebook

Saúde atende com excelência em 40 especialidades

Mesmo com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de readequar serviços da saúde, a Prefeitura de Foz do Iguaçu tem garantido o atendimento a pacientes que necessitam de consultas e exames especializados, ofertando novos serviços e zerando a fila de espera em algumas áreas.

Nos primeiros quatro meses deste ano, a Secretaria de Saúde contabilizou 47.343 pessoas atendidas em 40 especialidades médicas. Foram 27.184 consultas e 20.159 exames entre janeiro e abril deste ano. Em 2020, 113.245 especialidades foram agendadas ao longo do ano.

“Zeramos as filas de exames de imagem, endoscopia, colonoscopia e Retossigmoidoscopia. E fila de consultas de cardiologia (casos complexos) e oncologia. Credenciamos, há dois meses, prestadores de serviços em proctologia e pneumonia infantil, que não existiam na rede e começaram a atender, tendo uma perspectiva de zerar a fila em breve. Ainda temos algumas dificuldades, mas estamos trabalhando bastante para equalizar tudo nos próximos meses”, afirmou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Atualmente, as especialidades de ortopedia, oftalmologia e neurologia concentram os maiores números de atendimentos, seguidas de cardiologia, reumatologia e endocrinologia. “A contratação de novos prestadores e a reorganização dos fluxos possibilitou a ampliação no atendimento, especialmente nas áreas de oftalmologia e reumatologia, que tiveram um aumento significativo na oferta de vagas para consultas e exames”, explicou.

Além do Centro de Especialidades Médicas, localizado na Avenida Brasil, as consultas com especialistas também acontecem nas clínicas credenciadas a Prefeitura, facilitando o deslocamento dos pacientes.

Raio-X

Os exames de radiografia, hoje disponibilizados no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, no Porto Meira, também serão ampliados a partir da próxima semana, quando um novo prestador de serviços iniciará os atendimentos, com a oferta de 400 exames por mês. “Tínhamos mais de 6.500 pessoas na fila do raio X e hoje temos cerca de 1.900. Com esse novo credenciamento deveremos chegar a próximo de zero muito em breve”, comentou a secretária.

Hoje o tempo de espera para um atendimento, seja consulta ou exame com especialista é de 2 a 15 dias, com prioridade clínica.

Ausência

Apesar dos números expressivos de atendimentos, a Secretaria de Saúde alerta para a ausência de pacientes nas consultas e exames, sem aviso prévio, o que impossibilita a remarcação em tempo hábil. “Em decorrência da Covid-19, muitos usuários cumpriram isolamento e não compareceram as consultas ou exames agendados, não sendo possível recuperar a ocupação da vaga em tempo. Por isso ressaltamos a importância dos pacientes comunicarem com antecedência a ausência, possibilitando que outra pessoa seja atendida naquele dia”, lembra Rosa.

De janeiro a abril deste ano, 5.917 usuários não compareceram a consultas ou exames com especialistas.