Facebook

SAÚDE AMPLIA MONITORAMENTO DA COVID-19

A Prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou uma série de medidas mais rígidas no combate à pandemia do novo Coronavírus. Entre as ações está uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica, a Atenção Básica e a Guarda Municipal para ampliação do monitoramento de pessoas confirmadas com a doença.

 

A estratégia consiste em realizar visitas aleatórias aos casos confirmados para identificar se as pessoas estão cumprindo o isolamento social. Atualmente, 72 pessoas cumprem o isolamento domiciliar orientado pela Vigilância Epidemiológica. Caso a pessoa positivada não esteja cumprindo as recomendações, poderá responder criminalmente, com o envio da infração ao Ministério Público.

 

“A fiscalização será feita em datas e horários aleatórios, e será uma forma nova de monitorar esse isolamento domiciliar e garantir que os infectados mantenham-se recolhidos no período necessário”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski.

 

Hoje o monitoramento é feito diariamente por telefone, e somente quando a ligação não é atendida, uma equipe se desloca ao local. A Vigilância Epidemiológica realiza o rastreamento com familiares, amigos e colegas de trabalho das pessoas infectadas a fim de evitar a proliferação da doença. Com a visita in loco, a verificação ganha mais eficiência.

 

Reforço

Seis equipes, formadas por dentistas da Atenção Básica e guardas municipais já iniciaram as visitas nesta quinta-feira (11). “É a equipe que verifica se os cuidados estão sendo tomados, e se outras pessoas da casa tiveram sintomas. As condições sócio-econômicas de cada família também são analisadas para encaminhamento de outras ações, justamente para que tenham condições de cumprir o isolamento”, comentou a coordenadora das equipes, Soraia Souza Mota. Diariamente as equipes emitirão relatórios à Vigilância Epidemiológica.

 

Monitoramento

A ampliação do monitoramento foi anunciado essa semana pelo Prefeito Chico Brasileiro. A medida é importante, pois auxilia no bloqueio da cadeia de infecção, diminuindo a transmissão do coronavírus. “Antes esse contato (por telefone) era feito somente com pessoas da família. Agora ele foi ampliado para toda a rede de contatos da pessoa com a confirmação da doença, ou seja, grupo de amigos, colegas de trabalho, da igreja, da academia. Todas as pessoas que tiveram contato com essa pessoa serão monitoradas”, explicou Carmensita.