A Prefeitura de Foz do Iguaçu marcou presença no Rio Boat Show, no Rio de Janeiro, - um dos principais eventos de turismo náutico do Brasil e da América Latina -, para a promoção do Destino Iguaçu e para a identificação de oportunidades de potencializar o turismo náutico na cidade.
A programação do evento, que ocorreu na Marina da Glória, iniciou dia 29 de maio e terminou no domingo (07). A participação do Município de Foz do Iguaçu foi através da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, através do IAT e Secretaria de Estado do Turismo.
O Rio Boat Show é voltado à geração de negócios, relacionamento e inspiração do setor, e tem se consolidado cada vez mais por conectar o mercado de maneira ampla, gerando conteúdo e negócios durante o ano todo.
Como segmento em franco crescimento, o turismo náutico proporciona aos turistas a oportunidade de apreciar paisagens e ecossistemas diferentes, com atividades realizadas em rios, lagos e áreas oceânicas e costeiras. Esse setor gera muitas oportunidades para o desenvolvimento dos destinos turísticos, e é considerada um estilo de vida por seus praticantes, que em geral utilizam embarcações de luxo, como iates e veleiros de diversos portes.
Contando com nove bacias hidrográficas, dentre as quais destacam-se os rios Iguaçu e Paraná, Foz do Iguaçu é tida pelos pelos aficcionados como área privilegiada em termos de potencial náutico. Abrangido também pelo Lago de Itaipu, o município é considerado local ideal para a implantação de equipamentos como marinas, píers, rampas e trapiches.
"Mesmo sendo um destino internacional consolidado, enxergamos grande potencial em Foz do Iguaçu para o desenvolvimento do turismo náutico. Por isso, nossa participação no Rio Boat Show focou a prospecção de negócios e oportunidades no setor náutico. Acreditamos, que através de parcerias com os atores públicos e privados, fortaleceremos ainda mais a vocação da cidade para o turismo, fazendo crescer a economia, gerando novos negócios, empregos e renda", disse o prefeito Chico Brasileiro.
O Município de Foz foi selecionado em edital do Ministério do Turismo e as equipes da prefeitura já estão atuando na elaboração dos projetos para que a região da Prainha de Três Lagoas e antiga base náutica sejam readequados para se tornarem um polo de desenvolvimento do turismo náutico.