Facebook

Retomado do turismo


Os dois primeiros dias do feriado prolongado (sábado, 4, e domingo, 6) confirmam a retomada do turismo de Foz do Iguaçu, disse o prefeito Chico Brasileiro ao avaliar a parcial de visitação do Parque Nacional do Iguaçu. O atrativo recebeu mais de 13 mil turistas. "A cidade priorizou todos os cuidados sanitários para uma reabertura com responsabilidade, proporcionando ao turista uma sensação de segurança como nenhuma região do país", afirmou.

A expectativa de visitação, para os quatro dias do feriado, foi estimada em 15 mil. No domingo, 10.024 pessoas visitaram as Cataratas do Iguaçu, a maior visitação em um único dia desde a reabertura do parque em agosto de 2020.

Chico Brasileiro lembra que, antes mesmo do primeiro caso confirmado do coronavírus, Foz do Iguaçu adotou as primeiras ações como uma central de atendimento e elaboração de protocolos sanitários. "A preocupação sempre foi zelar pela saúde da nossa população e assim possibilitar esta segurança aos turistas", disse.

"Estamos tendo uma retomada em alto estilo", disse o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli. "E o mais importante, uma retomada com responsabilidade sanitária. Estamos preparadíssimos para receber cada vez mais turistas", completou.

Programação

O avanço na vacinação contra a covid-19 e a redução dos indicadores da doença (novos casos, internamentos e óbitos) permitiram o calendário de retomada dos grandes eventos sociais e corporativos, a partir de setembro e outubro, gradativamente.

Na última semana, Foz do Iguaçu atingiu a marca de 100% de vacinação da população adulta (acima de 18 anos). O fato refletiu em uma importante queda nos indicadores da doença, com números retroativos a julho e agosto do ano passado, antes da primeira onda da doença.

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, em agosto foi registrada queda de 20,8% nos óbitos por complicações da covid-19 e de mais de 10% no número de novos casos. A ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) se manteve abaixo de 50% nos últimos dias.

No período, o município confirmou 38 óbitos por conta da covid-19, média de 1,22 por dia, índice semelhante aos 31 registrados em agosto do ano passado. Em relação ao número de casos, a Vigilância Epidemiológica confirmou 1.209 e uma média de 39 por dia.

Manter cuidados

A queda nos indicadores está ligada ao avanço da vacinação. Mas é preciso não descuidar, alerta a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo. “As pessoas precisam manter o distanciamento social, uso de máscara e lavagem das mãos para evitar que os casos voltem a crescer", ressaltou.

Na avaliação da secretária, é muito importante que as pessoas continuem se cuidando. O comportamento da população norteará as próximas ações. “Retomamos as cirurgias eletivas e a vida começa voltar ao normal. Mas não podemos esquecer que a pandemia ainda não acabou", completou.