Muita música boa, comidinhas variadas e um alto astral: não dava pra esperar menos da comemoração dos 72,1% da população de Foz do Iguaçu imunizada, com as duas doses de vacina, contra a covid-19. Assim foi o clima do Retoma Foz, evento promovido pela prefeitura, com apoio da Fundação Cultural, na noite deste domingo, 17, para marcar o novo momento da cidade.
Com a antecipação de 5 mil doses na última semana, no sábado, 16, Foz completou 141.270 pessoas totalmente imunizadas contra o coronavírus, com as duas doses da vacina ou dose única, representando 72,1% da população estimada pelos dados do Ipardes. Esse número foi estabelecido como meta para a flexibilização das medidas restritivas, como horário de fechamento e limitação do número de pessoas nos estabelecimentos.
“Fizemos a antecipação das doses para garantir que chegássemos aos 70% e, com isso, na quinta-feira foi publicado o decreto que ampliou as flexibilizações. Depois de um ano e 10 meses árduos para todos - profissionais da saúde, comerciantes, empresários e a população como um todo -, este é um momento para ser celebrado”, comentou o prefeito Chico Brasileiro.
“Iniciamos a campanha de imunização em janeiro de 2020 e, de lá para cá, foi um trabalho intenso, de muita dedicação dos servidores da saúde. Chegar ao 72% da população imunizada é uma grande vitória e eu só posso agradecer às equipes pelos grandes esforços”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.
Quem animou o evento, realizado na Praça da Paz, foram os artistas Mano Zeu, Manu Cândido, Babel e Polaroides. Os feirantes da feirinha da JK e da Vila A prepararam uma edição extra da feira, com variadas opções de gastronomia e artesanato.