Facebook

Relatórios da Comissão de Desenvolvimento Econômico

Em sessão ordinária, a Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico apresentou o relatório final das atividades. Nas conclusões, a CE, presidida pelo vereador Adnan El Sayed (PSD) aborda sugestões para incentivos a diversos setores como turismo, tecnologia, logística e mobilidade urbana. Para o setor turístico, carro-chefe da economia local, o relatório aponta a necessidade de iniciar projetos voltados para paisagismo, investir em segurança, proporcionar protagonismo para o comércio local e maximizar as atividades do Aeroporto Internacional Cataratas.

A comissão destaca que “todas as ações em prol do desenvolvimento econômico do nosso município deve partir de uma gestão eficiente”, contribuindo com sugestões para o tema do ponto de vista legislativo. Segundo o presidente da comissão, Adnan El Sayed (PSD), houve “alguns encaminhamentos importantes mediante muito trabalho, diálogo com várias entidades, o Poder Público e atores importantes da economia. Os encaminhamentos destacam setores desde a questão de uma nova remodelagem da área industrial até a atração de investimentos que temos potencial”.

O vereador também ressalta a importância de ampliar os recursos e fortalecer a economia solidária em diferentes bairros. Composta também pelos vereadores Cabo Cassol (Podemos) – relator e Jairo Cardoso (União Brasil), a comissão foi criada em 15 de maio de 2022, com a finalidade de discutir alternativas econômicas para Foz do Iguaçu.

AVANÇOS E PROPOSIÇÕES

Dentre as ações citadas no documento, a comissão aborda projetos de lei, inclusive complementares, que contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade. O projeto n° 51/2023, em tramitação na Casa e de autoria do vereador Cabo Cassol, estabelece normas para transação e dação em pagamento de dívidas mediante entrega de bens, execução de serviços e de obras de utilidade pública. Mantendo a mesma lógica, o projeto n° 66/2021, assinado por Adnan e aprovado em duas votações, institui a Política Municipal de Economia Solidária; a matéria foi encaminhada para sanção do Executivo.

TURISMO ECOLÓGICO E RELIGIOSO

O turismo, tanto o ecológico quanto o religioso, devido às diversas culturas, também indica grande potencial, segundo a conclusão da CE. No âmbito do transporte coletivo, a comissão sugere incentivos fiscais e maior suporte operacional como alternativas para expandir o sistema na cidade, que evoluiu consideravelmente em 20 anos.

O documento conclui ainda que “apesar da extrema relevância para a economia do município, o comércio foi pouco explorado”, exemplificando a falta debates com os munícipes em temas como o Estarfi, manutenção e modernização de vias e investimentos na Vila Portes. O relatório final da Comissão Especial de Desenvolvimento Econômico pode ser conferido na íntegra no Sistema de Apoio ao Poder Legislativo, acessando o link: https://tinyurl.com/yc5uydbd.