Facebook

Reformas garantem ensino de qualidade em escolas municipais

Com 80% das obras concluídas, a Escola Municipal João XXIII, no Morumbi, retomou as atividades nesta segunda-feira (11). Ansiosas e muito animadas, as crianças encontraram novas salas de aulas, banheiros, espaço para recreação e um ambiente muito mais amplo e confortável. A reforma na escola teve início no dia 15 de dezembro e agora entra na reta final, com a construção da calçada na parte externa, um novo muro e área de desembarque para os alunos.

Para receber os estudantes nesta segunda-feira, professores e equipe pedagógica trabalharam durante o final de semana, organizando as salas e preparando a decoração especial. “Estamos muito felizes com a retomada das aulas e sabemos que tudo o que está sendo feito é para melhorar ainda mais a qualidade do ensino. As crianças estavam eufóricas e estão adorando o novo espaço”, disse o diretor Ariney Glasser.

 

A unidade - que atende cerca de 400 estudantes nos dois períodos - ganhou duas novas salas, novas portas, quadros, janelas, pisos, quadra com vestiário, palco para apresentações, pintura e novas instalações elétricas. A cozinha ainda está sendo ampliada, para proporcionar melhores condições de trabalho às merendeiras. O valor total da obra é de R$ 2.193 milhões.

 

“Sabemos o quanto os pais se preocupam com o aprendizado dos filhos, mas queremos deixar claro que nenhuma criança será prejudicada com o atraso do ano letivo”, afirmou a secretária de educação Maria Justina da Silva. “Cumpriremos os 200 dias atividades, equivalentes a 800 horas no ano, conforme prevê o Calendário Escolar do Núcleo Regional de Educação. A reposição desses dias será definida pela direção da escola, em acordo com a comunidade escolar”.

 

Enquanto as melhorias continuam, os estudantes não têm acesso às obras. A entrada dos alunos, que antes era pela Rua José Carlos Pace, está sendo feita pela rua Belford Duarte, ao lado do colégio estadual Dom Pedro II.

 

MAIS OBRAS

Na Escola Municipal Eloi Lohmann, em Três Lagoas, as obras também seguem para a reta final. Das 11 salas de aula, 6 já estão prontas e as demais serão entregues na semana que vem. Também foram feitas a troca completa do forro e do telhado, reforma completa na cozinha, calçadas, banheiros, troca de janelas e vidros, portas e quadros negros, além da pintura externa – essa deve ser finalizada na próxima semana devido às chuvas intensas das ultimas semanas. Obras de drenagem também foram feitas para facilitar o escoamento da água em dias de chuva.

 

Desde que foi inaugurada, em 1996, a Escola Eloi Lohmann nunca recebeu uma grande reforma, conforme conta a diretora Samara Cardozo Ritter. “Nos anos 2000 a escola foi ampliada, mas somente pequenos reparos foram feitos. Essa era uma obra esperada por toda a comunidade e vai proporcionar muito mais conforto e bem estar aos nossos alunos e funcionários”. O investimento foi de R$ 552 mil. No local são atendidos 430 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Na Escola Augusto Werner, no Carimã, as aulas foram retomadas no dia 14 de fevereiro e as obras também continuam (em fase final), sem ocasionar transtornos aos alunos. Na Gleba Guarani, a Escola Olavo Bilac passa por uma reconstrução, e a previsão de entrega é para novembro. Enquanto isso, os alunos são atendidos no Centro de Convivência Clóvis Viana, em Três Lagoas. Dois ônibus são disponibilizados pela prefeitura para o transporte das crianças.

 

Reformas e construções de quadras de esportes também estão sendo feitas nas escolas Emílio de Menezes, Jardim Naipi, Antônio Gonçalves Dias e Jorge Amado. Em abril, iniciam reformas nas escolas Elenice Milhorança e Josinete Holler.