Facebook

Reconstrução da Avenida Olímpio Rafagnin

As obras de revitalização da Avenida Olímpio Rafagnin, reivindicação antiga dos moradores e comerciantes da região de Três Lagoas, já atingem quase 20% de execução. Marginal da BR 277, a via tem um movimento intenso de veículos e pedestres, pois é uma das principais avenidas que faz a ligação entre os bairros da região e o centro da cidade.

A obra teve início em meados de outubro é a previsão é que seja concluída ainda no primeiro semestre deste ano. Nesta quarta-feira, 16, as equipes da empresa responsável pelos trabalhos continuam com a escavação do solo e a substituição por base de pedra, garantindo mais resistência para o novo asfalto.

Também realizam a drenagem e, na sequência, vão iniciar a construção das calçadas, meio-fio e reparo da ciclovia de toda a extensão da avenida.

“É uma obra muito esperada por todos. Passou por diversas situações e existia uma dificuldade para iniciar e prosseguir com a obra, mas agora estamos avançando para que tudo saia como o programado, evitando principalmente problemas no futuro”, ressaltou Vinicius Viana, da Secretaria Municipal de Obras, responsável pelo acompanhamento dos trabalhos.

Ainda segundo Viana, as equipes da secretaria têm conversado com os representantes das empresas localizadas na Avenida Olímpio Rafagnin para que se mantenham atualizados em relação aos trabalhos que estão sendo realizados e também sobre a programação dos próximos serviços no local.

“Sabemos também que toda obra causa transtornos, mas estamos buscando amenizar tudo isso. O importante é que o resultado será como o esperado, atendendo às necessidades da região”, afirmou o secretário municipal de Obras, Cézar Furlan.

As obras na Avenida Olímpio Rafagnin, com cerca de 7 km de extensão, integram o pacote 2 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Estão previstos serviços como terraplanagem, implantação de pavimentação asfáltica, pavimentação em concreto de ciclovia, galerias pluviais, pontos de ônibus, sinalização viária e paisagismo. Um investimento de R$ 8,6 milhões.

Projeto

As obras no local foram paralisadas pela Polícia Federal em 2016, durante a Operação Pecúlio, que identificou irregularidades na execução dos serviços. Em outubro de 2021, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, já com nova gestão, conseguiu o consentimento da Justiça Federal, Ministério Público Federal e também da Caixa Econômica Federal, para licitar novamente os trabalhos na Avenida.

Por meio da Secretaria Municipal de Obras, foi necessário refazer o projeto, realizar uma nova sondagem e estudos de topografia, para garantir a regularidade da obra e atender às demandas atuais, a fim de melhorar a mobilidade urbana da região.