Facebook

Ramadã

Nos próximos 30 dias, aproximadamente 20 mil moradores da tríplice fronteira irão praticar o jejum do nascer ao pôr do sol. As orações do Ramadã começaram ao anoitecer de ontem e prosseguem até o dia 1º de maio.

Foz do Iguaçu abriga a segunda maior comunidade árabe do Brasil, com aproximadamente 20 mil integrantes, atrás apenas de São Paulo. Quando termina o Ramadã é celebrado o ‘O Dia das Recompensas” para agradecer as bênçãos e a bondade do Criador. O islamismo ou a religião muçulmana é monoteísta e se baseia nos ensinamentos do profeta Maomé.

Os pilares da religião são a simplicidade e a crença em um único Deus – Alá. De acordo com o líder religioso, Sheikh Oussama El-Zahed, o Ramadã é o quarto dos cinco pilares da religião. “Não existe divindade além de Deus e o profeta Mohamed, seu mensageiro. Devemos praticar a oração e oferecer a caridade e fazer o jejum”, ressaltou.

Durante o período, os muçulmamos tem objetivo de crescer espiritualmente e fortalecer a comunhão com Alá. “Deus queria através disso ajudar esta pessoa de ser uma pessoa de boa conduta, praticando isto, deixando de consumir coisas licitas torna para ele fácil de deixar de fazer coisas inadequadas”, completou.

De acordo com os números recentes, existem aproximadamente 1,8 bilhão de muçulmanos no mundo. Há comunidades não só no Oriente Médio, como na África, Ásia, Europa e nas Américas do Sul e Norte. No Brasil, existem aproximadamente 1,5 milhão de muçulmanos.

A maioria vive no Paraná, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso. Muitos são descendentes de libaneses, sírios e palestinos. São mais de 100 mesquitas existentes no país, sendo que cinco delas estão em São Paulo, inclusive a mais antiga, construída em 1929. O Islã é seguido por cerca de 80% dos imigrantes descendentes de árabes.

A maior leva de imigração à região de Foz do Iguaçu ocorreu entre os anos de 1986 e 1996. Em 1983, a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab foi inaugurada e se tornou o principal centro religioso islâmico da região da tríplice fronteira e um dos pontos turísticos de Foz do Iguaçu.

A comunidade islâmica empenhou-se na construção da Mesquita, cuja pedra fundamental foi lançada em 1981. Os muçulmanos se dividem em várias escolas, que interpretam o Alcorão – o livro sagrado – de formas diferentes. As principais linhas são as dos xiitas e sunitas – que representam a maioria dos muçulmanos e que também têm subdivisões.