Facebook

Projeto Maestro da Bola

As políticas de assistência social em Foz do Iguaçu, que têm o esporte como meio, passam a ter um novo incentivo para a formação de atletas e cidadãos. A cidade vai ganhar novos polos do projeto nacional Maestro da Bola, que poderá receber centenas de crianças a partir de 2022 e atender regiões de vulnerabilidade.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 19, com a presença do fundador do projeto, o ex-jogador de futebol Ricardinho, na Itaipu Binacional. O evento também contou com a participação do diretor técnico da Secretaria de Esporte e Lazer, Roberto Borges, e do secretário de Assistência Social, Elias de Souza.

Elias elogiou a atuação da Itaipu, que é uma das financiadoras do projeto, e parceiros que estão sempre presentes para contribuir com as políticas públicas de assistência. Em três locais onde o Maestro da Bola ficará instalado, a Assistência Social já desenvolve ações para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, como o Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA), no Porto Meira; o projeto Um Chute Para o Futuro e o Centro Comunitário da Vila C.

“Trazendo para a linguagem do futebol, digo que o nosso trabalho com a juventude tem um forte adversário a enfrentar. Essas ações são capazes de alterar o destino de centenas de crianças e adolescentes, que encontram uma chance para mudar de vida. Atuamos juntos e um complementa ao outro”, destacou o secretário.

Segundo Ricardinho, foi somente por conta do esporte que ele conquistou grandes feitos na vida – algo que vai muito além dos títulos que ganhou em campo pelo Corinthians ou pelo pentacampeonato da Copa do Mundo em 2002 com a seleção brasileira. “Quando eu parei de jogar futebol, me convidavam para ser padrinho de muitos projetos. Nisso eu via a enorme diferença entre projetos sociais e escolinhas com mensalidade. Por isso decidi criar com a minha família o Maestro da Bola e nos aliarmos às empresas para desenvolvê-lo, como acontece agora com a Itaipu Binacional”, disse o ex-meio-campista.

O jogador considera que o objetivo vai muito além do caráter esportivo. “Claro que podemos ter grandes atletas saindo daqui. Mas também queremos que saiam grandes cidadãos, das mais diversas profissões. Aqui eles podem sonhar e vamos contribuir para que realizem”, completou.

De acordo com o diretor técnico da Secretaria de Esporte e Lazer, Roberto Borges, “a cidade tem muito a ganhar com os projetos desenvolvidos pelas entidades parceiras”, e ainda cita as iniciativas sociais para diversos esportes que a Prefeitura mantêm, como o atletismo, vôlei, basquete, entre outros.

“Cada um reconhece o seu papel e exerce da melhor maneira. Quanto mais pudermos ajudar a transformar realidades, mais iremos fazer para que todas as regiões da cidade ganhem com isso”, disse Roberto.

Maestro da Bola

O Maestro da Bola, criado em 2017, integra as diversas iniciativas sociais apoiadas pela Itaipu Binacional, como afirma Marcio Bortolini, assessor da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional.

“Temos paixão por essas iniciativas e os trabalhos nos comovem. Trata-se de uma rede que integra toda a cidade para dar educação, oportunidades e conquistas aos jovens. No futuro, essas sementes vão render grandes frutos”.

Uma das novas iniciativas que serão contempladas é o projeto Maradona Brasileiro, no bairro Portal da Foz. A conquista foi motivo de grande celebração para as cerca de 60 crianças que já são atendidas – e que terão a companhia de novos colegas em pouco tempo.

“Vamos poder ampliar a oferta de atividades e isso nos deixa com uma alegria inexplicável. Já são oito anos como voluntários e o Maestro da Bola vai somar a tudo o que já desenvolvemos”, celebrou o coordenador do projeto, Francinei Silva.