Mais de 70 pessoas, entre diretores, coordenadores pedagógicos e representantes de instituições parceiras da Secretaria Municipal de Saúde participaram, na semana passada, de duas reuniões sobre o programa Saúde na Escola. Durante os encontros, foram apresentadas as ações propostas para 2019 e 2020.
A principal alteração apresentada pelos coordenadores do programa prevê a ligação direta entre escolas e unidades de saúde. “Essa alteração vai propiciar uma maior cobertura das ações entre as secretarias de educação e de saúde, ampliando a forma de apoio”, disse a coordenadora do programa, Sandra Palmeira Melo Gomes.
Para o ciclo 2019-2020, 25 instituições de ensino integrarão o programa, inserido num universo de 8 mil alunos de 8 escolas públicas, 1 escola estadual e 16 Centros de Educação Infantil.
Segundo a coordenadora, a integração é fundamental para a sustentação do programa. Além das unidades, a participação de universidades como a Uniamérica e UDC também surgem como fundamentais no desenvolvimento das ações, que tem como meta envolver a comunidade escolar na prevenção da saúde, como por exemplo o combate ao mosquito Aedes aegypti.
No primeiro semestre as escolas definem ações apoiadas nas linhas já preconizadas pelo Ministério da Saúde dentro de 12 temas.
O programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de saúde e educação no enfrentamento de vulnerabilidades e ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica.
Impressão
Coordenadora pedagógica da Escola Municipal Escola Padre Luigi Salvucci, Cristina Oliveira de Araújo estava animada com o início das ações. “Na escola o projeto é desenvolvido desde 2011 e sempre representa um avanço nas informações e prevenções que precisamos trabalhar na área de saúde. Da dengue a questão alimentar, nossas crianças adotam um comportamento mais saudável após terem contato com essas informações”.
Encontro
Em abril, a Semana da Saúde na Escola acontece dos dias 8 a 12, e reúne os atores em torno do tema celebrado pelo Ministério da Saúde: A importância da Imunização. “É neste período que mobilizamos equipes das escolas, UBS, estudantes, pais e comunidade sobre o entendimento da importância da imunização com estratégias reforçando ações de saúde e educação”.