A proposta de incentivar os jovens no campo da literatura surgiu na Câmara de Foz a partir um projeto de autoria do vereador Cabo Cassol (Podemos). O projeto (203/2021) vai premiar estudantes da rede municipal com o Prêmio Jovens Escritores.
“Acreditamos que o melhor caminho ainda é a educação. Esse projeto vai incentivar nossas crianças. Estamos na era digital, mas não podemos esquecer do livro, da leitura e principalmente a escrita. Esse projeto então vai premiar os melhores, para que tenham incentivo e conhecimento”, explicou o vereador Cabo Cassol (Podemos).
De acordo com o texto aprovado pelo plenário, o prêmio será concedido em três categorias: Pequenos brilhantes, para alunos do ensino fundamental I, até o 5° ano; Mente que falam, para alunos do ensino fundamental II, até o 9° ano; Prodígio da Literatura – alunos do ensino médio, até o 3° ano.
Após a entrega pelos alunos no prazo estipulado, a instituição deverá, dentro de 20 dias, apresentar à diretoria de ensino a qual pertence os três melhores trabalhos de cada categoria. E, a diretoria deve apresentar à secretaria de educação os três melhores trabalhos de sua instituição de ensino, que no prazo de 30 dias vai declarar os primeiros colocados das categorias. Os vencedores vão receber prêmios definidos pela secretaria da educação.
Serão vedados entre os temas aqueles que estimulem violência, promovam ódio, versem sobre qualquer tipo de preconceito, priorizando a cultura da paz. A proposta foi aprovada pelos vereadores e aguarda sanção do prefeito.