Facebook

PREFEITURA INVESTE 30 MILHÕES EM INFRAESTRUTURA

O prefeito Chico Brasileiro assinou nesta quarta-feira (3) o contrato de R$ 30 milhões com a Caixa Econômica Federal para obras de contenção de alagamentos em Foz do Iguaçu. Os recursos, repassados por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), serão aplicados para combater problemas de drenagem nas regiões do Parque Imperatriz, Jardim Canadá, São Luiz, Morumbi e Porto Meira (Arroio Ouro Verde).

Os projetos incluem a implantação de galerias pluviais, adequação de fundos de vale, barreiras de contenção, pontes, pavimentação e, eventualmente, implantação de equipamentos públicos de lazer e recreação em áreas sujeitas à acumulação de resíduos. Também estão previstas a recuperação das margens de rios e recomposição da mata ciliar.

De acordo com o prefeito, esse é o maior investimento já feito na história de Foz do Iguaçu em obras de combate a alagamentos. “Essa é uma grande conquista para o município e estamos muito felizes em poder, mais uma vez, contar com a parceria da Caixa. São obras que vão resolver os problemas de alagamentos e melhorar a vida das pessoas. São obras em respeito à população”, afirmou Brasileiro.

O superintendente regional da Caixa Antônio Minuk afirmou que o município está dando um passo muito importante no que diz respeito à dignidade humana e à preservação do meio ambiente. “Esse é um investimento que poucos governos fazem, porque não é uma obra midiática, mas gera benefícios a população, e isso é o mais importante. Temos muita satisfação em viabilizar esses recursos que vão proporcionar novas condições de vida as pessoas”.

O gerente regional da Caixa Ezio Luiz Lena disse que a parceria com o município deve-se a confiança do banco com a atual gestão. “A Caixa tem uma parceria muito boa com o governo, e isso se deve ao fato de o município ser um bom pagador. Que bom que conseguimos efetivar esse recurso em benefício do nosso povo”, afirmou.

O cronograma das obras e os projetos executivos já começaram a ser feitos pelas secretarias de Planejamento e Obras. A previsão é licitar os projetos em até 120 dias.

Os recursos foram repassados por meio do Finisa, produto lançado pela CAIXA em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia. Nas operações de financiamento em saneamento e infraestrutura, a CAIXA monitora o cumprimento de suas políticas de responsabilidade social empresarial, ambiental e de crédito.

Também participaram do ato de assinatura o vice-prefeito Nilton Bobato; o gerente regional da Caixa Ezio Luiz Lena; o coordenador regional de governo Paulo Schade e o gerente de Filial de Governo da Caixa em Curitiba, Célio Américo Alves Izidoro, além de secretários e vereadores.