Facebook

PREFEITURA ENTREGA 25 CASAS EM FOZ

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional e o Governo do Estado do Paraná, por meio da Cohapar, entregaram nesta sexta-feira (05) o novo conjunto habitacional da Vila C, entre as ruas Andradina e Sapucaí. As 25 famílias contempladas já receberam as chaves da casa própria e iniciaram a mudança para o novo local.

Durante a cerimônia, o prefeito Chico Brasileiro destacou as parcerias para a construção do empreendimento e garantiu o fortalecimento das políticas públicas na área da habitação. “O general Silva e Luna (diretor-geral brasileiro da Itaipu) tem um olhar especial por Foz do Iguaçu e ,com parcerias como essa, assim como com o Governo do Estado, conseguiremos avançar na política habitacional do município. A entrega dessas moradias representa o resgate da qualidade de vida e da dignidade das pessoas”, disse Brasileiro.

As casas foram entregues a 21 famílias que viviam à beira do Córrego Brasília, uma área de preservação ambiental na Vila C, e quatro para famílias que compõem o cadastro do Fozhabita e são atendidas pelo Serviço Social da autarquia. O investimento na obra foi de R$ 1,7 milhão.

A parceria entre a Prefeitura e a Itaipu possibilitou que nenhum dos novos moradores precise arcar com o financiamento das casas. “Esta é a primeira vez, num modelo único, em que as casas estão sendo doadas, sem nenhum tipo de financiamento para os moradores”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio deu as boas-vindas às famílias e também reforçou o compromisso do município com a habitação. “Ter uma casa própria é realização de um sonho. Espero que vocês façam o melhor uso possível do imóvel e sejam muito felizes aqui. Nós, enquanto gestão, continuaremos buscando parcerias para que novas moradias sejam entregues”.

Representando o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, Rafael Antonio Correia, da Superintendência de Obras e Desenvolvimento da usina, ressaltou a atuação da binacional em novas parcerias e convênios. “A Itaipu fica muito feliz em finalizar um dos convênios e ver o fruto deste trabalho realizado. Continuamos com as parcerias junto aos municípios nos mais diversos âmbitos. Durante o ano, as demandas são analisadas e várias outras parcerias devem ser firmadas. Este é o nosso compromisso”, destacou.

Sonho realizado

Os novos moradores já receberam as chaves, assinaram os contratos e iniciaram a mudança. Até segunda-feira (08) todos devem estar instalados nas novas casas.

Um das novas moradoras é a dona de casa Anita da Rosa, de 78 anos. Ela e o marido viviam há oito anos à beira do Córrego Brasília e agora já fazem planos para a nova moradia. “Quero plantar umas mudinhas de flores aqui na frente [de casa] e fazer um jardim”, contou a aposentada. “Meu marido já está preparando a mudança. Até amanhã quero estar aqui já”, contou emocionada.

Eliane Aparecida, de 18 anos e Maicon, de 25, foram o casal mais jovem a receber a moradia. Eles estavam ansiosos para começar a mudança. “Vai ser ótimo morar em um lugar que é nosso. Dá mais segurança pra gente crescer na vida. Estamos muito felizes”, disse Maicon, que é servente de pedreiro.

O morador Juvenil da Cruz agradeceu a Prefeitura, a Itaipu e o Governo do Estado em nome de todas as famílias. “Agradecemos a Deus e a todos os envolvidos para que este dia chegasse. Hoje é um dia de muita alegria, e nosso sentimento é de gratidão”.

A entrega contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Ney Patrício; dos vereadores Edivaldo Alcântara e Rogério Quadros; da diretora superintendente do Fozhabita, Silvia Pallandi; e da chefe do escritório regional da Cohapar, Lucilei Marquiori.

 

Moradias

Cada casa possui dois quartos, sala, cozinha e um banheiro. Das 25 unidades, 23 possuem 32 m² e duas com 49 m², capazes de receber famílias maiores. As casas possuem pias nas cozinhas, tanques e calçadas na área externa. As moradias estão dispostas em um terreno com 835,8 m² com um grande gramado no centro.

Foz do Iguaçu

O Conjunto Habitacional da Vila C se soma a outros investimentos em habitação em Foz do Iguaçu. Há uma licitação em andamento para a construção no Lagoa Dourada (100 unidades), o Condomínio do Idoso (40 unidades) e entregas já realizadas no Residencial Angatuba (340 unidades), no Boicy II (288) e, para finalizar, no Boicy I, com mais 288 apartamentos. Os projetos são fruto de parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura.