Facebook

Prefeitura de Foz entrega rações aos protetores

A Diretoria de Bem-Estar Animal iniciou, nesta quinta-feira, 19, a entrega de rações para cães e gatos aos protetores independentes e representantes de entidades de proteção animal. A previsão é de que 140 pessoas sejam atendidas até sexta-feira, 20, com a distribuição que está sendo realizada em frente ao Zoológico do Bosque Guarani.

Foram adquiridas 3 toneladas de rações para gatos e 25 toneladas para cachorros. Os alimentos serão distribuídos mensalmente até o fim do ano, ou enquanto durarem os estoques.

Os protetores irão receber até 50% do consumo mensal, calculado de forma proporcional ao quantitativo de animais que tenham sob seus cuidados por meio da estimativa de peso/kg.

O diretor de Bem Estar Animal, Amadeu Trevisan, destaca o trabalho conjunto entre Prefeitura e Câmara de Vereadores no apoio às questões relacionadas à causa animal. “Estamos cobrindo uma demanda antiga para auxiliar os protetores que realizam um ótimo trabalho. Este é um grande passo para o município no que tange à políticas públicas para a causa animal”, garantiu.

De acordo com o veterinário da diretoria, Carlos Santi, a ração adquirida possui ainda todos os nutrientes e vitaminas necessárias para os animais.

“Assim garantimos uma alimentação ainda mais balanceada, pois com elas é possível estabelecer uma dieta segura, que aumente a vida saudável deles. Os protetores já mantêm esse cuidado, não dando comida comum, por exemplo, como era feito antigamente”, destacou.

O prefeito Chico Brasileiro destacou a importância da distribuição das rações e comentou que, muito em breve, devem ser iniciadas também, a partir do credenciamento dos protetores e entidades, as castrações de cães e gatos. “Temos uma alta demanda reprimida de castrações e, em virtude da pandemia, tivemos dificuldade em dar início a esse processo. Mas está tudo encaminhado e, muito em breve, iniciaremos os procedimentos e nossa intenção é dar celeridade a esse trabalho”.

Ajuda necessária

A protetora Wendyasmin Diaz já está há três anos atuando pela causa animal. Atualmente, estão sob os seus cuidados cerca de 20 gatos. “Mantê-los com a ração é muito importante, mas também muito caro. Por isso é importante ter esse apoio e garantir a alimentação dos animais de casa e também os de rua”, contou.

Bárbara Gusmán resgata e cuida dos animais para doação. Os quilos de ração adquiridos serão essenciais para ampliar o trabalho. “Cada animal exige um cuidado especial e toda ajuda é bem-vinda a nós. Ficamos muito apegados a eles e queremos dar o melhor cuidado possível”, diz.

Os protetores que por ventura não puderem comparecer nas datas de entrega da ração, podem fazer uma procuração simples para que outra pessoa resgate a quantidade que possuem direito.