Facebook

Prefeitura anuncia novas flexibilizações

A Prefeitura de Foz do Iguaçu publicou no dia (3), o Decreto 28.383 que permite a ampliação no horário de atendimento de restaurantes e lanchonetes, do transporte coletivo e permite a retomada de atividades esportivas do futsal de alto rendimento para treinamentos e jogos das equipes do Foz Cataratas Futsal.

 

Entre as principais medidas estão a ampliação do horário de atendimento de restaurantes e lanchonetes, até a meia-noite, e o funcionamento de serviços no formato delivery durante 24h.


O decreto também permite que mercados, supermercados e mercearias funcionem 24 horas por dia. Academias de ginástica, quadras de tênis em condomínios, atividades esportivas sem contato físico, açougues, auto escolas, comércio varejista de hortifrutis, estacionamentos privados, panificadoras e confeitarias, clínicas de fisioterapia, personal trainers e estúdios de pilates podem atender das 6h até as 22h. Lojas e serviços localizados no interior de supermercados podem funcionar das 7h às 22hs.


Com essas ampliações, os ônibus do transporte coletivo também passam a circular até 00h30 (meia-noite e trinta), com atendimento de até 50% da capacidade de lotação, a partir de quarta-feira (05).


As medidas também foram anunciadas pelo prefeito Chico Brasileiro durante a live diária da prefeitura, no Facebook, nesta segunda-feira (03). Ele fez questão de reforçar a população os cuidados sanitários para manutenção do rimo de queda da Covid-19 no município.

 

Na última semana, houve uma redução de cerca de 50% na média móvel da doença, representando uma tendência de regressão da circulação do vírus.


“Hoje estamos colhendo os frutos de todo trabalho que fizemos desde janeiro, mas não podemos achar que está tudo normal, pois só sairemos vitoriosos dessa pandemia se cada um agir com responsabilidade e mantiver os cuidados, porque se relaxarmos, a doença pode voltar com força total”, disse Brasileiro.


Com base no monitoramento e na regressão da doença, um dos decretos publicados ontem também revoga o Alerta Vermelho na região de Três Lagoas. Todas as medidas são tomadas a partir da avaliação científica da Vigilância Epidemiológica.


Alimentação


Os estabelecimentos gastronômicos também poderão utilizar do passeio público, reservado o limite para a passagem do pedestre, para instalar mesas e ampliar a capacidade de atendimento. “A medida prevê ampliar o espaço para receber os clientes tendo em vista que os restaurantes precisam manter o distanciamento de dois metros entre as mesas”, complementou Brasileiro. “Os supermercados também poderão funcionar durante 24 horas, reduzindo a concentração de público durante horários de pico”, reforçou.


Esporte


Os treinos de alto-rendimento da equipe do Foz Cataratas Futsal também estão liberados. “Essas equipes são altamente competitivas e participam do torneio nacional que será realizado em breve. Os treinos serão realizados com base em protocolos específicos e mantendo o rigor dos cuidados para a prevenção do Coronavírus”, destacou o chefe do executivo.


A liberação de outras modalidades esportivas e também a abertura de clubes estão sendo estudadas e terão protocolos sanitários próprios para cada área.


Educação


Outro decreto publicado ontem, o 28.381, cria o Comitê Municipal de Gerenciamento e Retorno às Aulas Presenciais (CMGRAP), com a finalidade de elaboração e indicação de normas e protocolos de segurança sanitária, higiene, saúde e prevenção para o espaço escolar e apoio na construção do plano estratégico de retomada das aulas na modalidade presencial, emitindo pareceres com orientações ao Prefeito Municipal.

Confira os decretos: https://www5.pmfi.pr.gov.br/site/pdf-4697&diario