Facebook

Prefeito destaca a importância da educação

Na solenidade de entrega simbólica dos uniformes para os alunos do Colégio Cívico-Militar Professora Carmelita de Souza Dias, no bairro Porto Belo, o prefeito em exercício de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio, destacou a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade.

"Juntamente com a família, a educação é um dos principais agentes de transformação de uma sociedade. Por isso, aqui em Foz do Iguaçu, a prefeitura tem aplicado volumosos recursos na infraestrutura das unidades de ensino e também na formação dos nossos excelentes professores”, ressaltou o prefeito em exercício no evento, realizado nesta quinta-feira (14).

“A escolha do Governo do Estado em implantar escolas cívico-militares em nossa cidade, soma-se aos esforços do Município em capacitar com excelência os iguaçuenses, desde o ensino fundamental" , afirmou Sampaio.

Os dados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Governo Federal confirmam que a educação em Foz está em um ótimo momento. Entre as cidades com mais de 150 mil habitantes, das dez escolas paranaenses mais bem colocadas no ranking, cinco são de Foz do Iguaçu, incluindo o primeiro lugar. O ensino no município foi considerado o sexto melhor do país entre as cidades com mais de 250 mil habitantes.

Cívico-Militar

A proposta cívico-militar é uma parceria entre a Educação e a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Neste ano, 199 colégios da rede estadual aprovaram a adoção do modelo. A decisão foi tomada após consulta pública com professores, funcionários, alunos maiores de 18 anos e pais e responsáveis legais de estudantes das escolas.

Neste novo formato, os alunos terão aulas adicionais de português, matemática e civismo, com ênfase no estudo de leis e cidadania. Os estudantes do ensino médio também terão aulas de educação financeira.

Além disso, a gestão dos colégios é compartilhada entre o diretor civil e o militar. O primeiro permanece encarregado das questões pedagógicas e o outro é responsável pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança e atividades cívico-militares.