Facebook

Posto de Vacinação terá novo horário de funcionamento

Com a vacinação ampliada para as 29 unidades básicas de saúde, o posto de vacinação da Vigilância em Saúde terá um novo horário de funcionamento a partir de segunda-feira (30). O atendimento ao público seguirá das 8h às 14h, de forma ininterrupta.

Localizado na Vila Yolanda, ao lado da Unidade Básica de Saúde, o posto de vacinação da Vigilância foi o primeiro montado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu para a campanha de vacinação contra a Covid. De janeiro até agora, 64.523 doses foram aplicadas no local, o maior número entre todas as unidades.

“Iniciamos a vacinação com os profissionais de saúde e idosos e, na época, o número de doses era suficiente para se aplicar em apenas um local. Em 24 de março iniciamos a vacinação em algumas unidades de saúde e, de forma gradativa, ampliamos para todas as 29 unidades”, explicou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Atualmente, a Vigilância em Saúde realiza a aplicação de segundas doses em grupos de pessoas com comorbidades, profissionais de saúde, profissionais da educação, forças de segurança, entre outros. Pessoas que integram grupos prioritários, como gestantes ou idosos que por ventura não tenham recebido a primeira dose também são atendidas no local.

“São casos esporádicos e que não demandam mais uma grande quantidade de vacinadores. Por isso entendemos que hoje as unidades de saúde conseguem absorver a maior demanda, que são os adultos acima de 18 anos”, comentou Adriana Izuka, coordenadora do programa de Imunização. Por recomendação do Ministério da Saúde, cidadãos que receberam a primeira dose em outro município ou país também conseguem completar a imunização na Vigilância, desde que sejam adultos acima de 18 anos. Não há necessidade de agendamento on-line para estes serviços.

Neste sábado (28), as 29 UBSs estarão abertas das 8h às 14h para a aplicação de primeiras doses na população adulta acima de 18 anos. O município têm, até o momento, 97% da população adulta vacinada com a primeira dose ou a dose única e 38,9% com a segunda dose.