Facebook

PONTE DA AMIZADE COMPLETA DOIS MESES FECHADA

No mês em que completou 55 anos da sua inauguração, a Ponte Internacional da Amizade foi fechada por conta da pandemia de COVID-19, e nesta segunda-feira 18, completa dois meses de clausura. A medida foi tomada em primeira mão pelo governo paraguaio, e seguida pelo Brasil dias depois, para tentar barrar a transmissão do Corona Virus. Desde o dia 18 de março está permitido apenas o tráfego de cargas pela fronteira. O Paraguai restringe a entrada inclusive dos próprios cidadãos, que enfrentam dificuldade para regressar ao país.

Até o momento não há previsão de reabertura, pelo menos pelo lado paraguaio. O Governo do Paraguai já reiterou em várias vezes que devido ao grande número de casos de Covid-19 no Brasil não vê segurança para planejar a reabertura da Ponte.

Mesmo com o fechamento total da fronteira, e a ampliação de medidas de segurança e fiscalização, o contrabando e o tráfico de drogas continuam ocorrendo na região. As forças policiais que atuam na região realizam prisões e apreensões todos os dias, sem trégua durante os dois meses.