Facebook

Ponte da Amizade completa 57 anos

Responsável por ligar Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Paraguai) na principal fronteira terrestre do Brasil, a Ponte Internacional da Amizade completa neste domingo (27) 57 anos de inauguração.

A ponte começou a ser construída em 1956 e a obra foi chefiada pelo engenheiro Almyr França. Na época, para que a navegação não fosse interrompida durante a realização dos trabalhos, elaborou-se uma estrutura sustentada sobre arco, um recorde mundial de vão em ponte de concreto armado e arco engastado. Nove anos depois do início das obras a ligação entre Brasil e Paraguai foi inaugurada, no ano de 1965.

Estima-se que passam diariamente pelo local, cerca de 40 mil carros e cem mil pessoas, já que a travessia também é permitida a pé. A fronteira mais movimentada do Brasil conta com sistema de monitoramento e de reconhecimento facial, dando mais segurança a quem entra e sai do país.

Assista aqui, um vídeo disponibilizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Nacional, com imagens do período de construção da ponte.