Facebook

PONTE DA AMIZADE COMPLETA 55 ANOS

Sem festa é solitaria a Ponte Internacinal da Amizade completa 55 anos de idade

 

Nesta sexta-feira (27) a Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu no Paraná e Ciudad del Este no Paraguai, completa 55 anos de sua inauguração. A data do aniversário, será celebrada de maneira incomum, com o fluxo interrompido.

 

Desde o início da semana, esse símbolo de união entre Brasil e Paraguai, por onde circulam diariamente 100mil pessoas e 40 mil veículos, está deserto, devido ao fechamento das fronteiras, proposto como medida de combate à disseminação do coronavirus.

 

A construção da Ponte da Amizade foi o marco do início de uma nova relação entre Brasil e Paraguai, após uma fase de conflitos.

 

A obra teve início em 1956, e foi chefiada pelo engenheiro Almyr França. Na época, para que a navegação não fosse interrompida durante a realização dos trabalhos, elaborou-se uma estrutura sustentada sobre arco, um recorde mundial de vão em ponte de concreto armado e arco engastado. Nove anos depois do início das obras a ligação entre Brasil e Paraguai estava concluída.

 

No dia 27 de março de 1965 foi inaugurada pelo presidente brasileiro Castelo Branco e por Alfredo Stroessner do Paraguai.

 

A missão da ponte, voltada para comércio de importação e exportação, transformou a região num verdadeiro pólo turístico de compras. Ciudad del Este hoje, é o segundo maior centro urbano do Paraguai, e a terceira maior zona franca de livre comércio do mundo, depois de Miami e Hong Kong.

 

Ao longo dos anos a ponte foi palco de inúmeros protestos, manifestos e atos, fazendo do espaço um dos mais representativos das fronteiras no país.

foto - Christian Rizzi