governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, anunciaram ontem (6), em Brasília, que a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (Cataratas) será feita antes da concessão para a iniciativa privada. A notícia foi comemorada pelo prefeito Chico Brasileiro.
"Hoje o turismo é o grande carro chefe da nossa economia, e a conectividade aérea permite uma expansão extraordinária no número de visitantes. A ampliação da pista do aeroporto é imprescindível para o sucesso desse projeto. Foz quer dobrar a capacidade de embarques e desembarques nos próximos três anos. Com os novos investimentos, o aeroporto pode se tornar um grande hub da América do Sul", avaliou Chico Brasileiro.
A obra de ampliação da pista de pouso e decolagem, dos atuais 2.195 metros para 2.795 metros de extensão, permitirá voos sem escala para Estados Unidos e países europeus a partir de 2021. A pista deverá receber uma camada de revestimento especial chamado SMA (Stone Matrix Asphalt), possibilitando um ganho de performance de aproximadamente 20%, o que garantirá um desempenho igual ou superior do terminal argentino, que tem uma pista com 3.300 metros de extensão.
O investimento será de R$ 70 milhões com recursos disponibilizados pela Infraero. A expectativa é que a nova pista aumente em até cinco vezes a movimentação de visitantes na cidade. “Não é aceitável que o nosso cartão-postal não tenha um aeroporto com voos internacionais. Desde janeiro, estamos batendo nessa tecla da ampliação da pista antes mesmo da concessão, que vai acontecer no final de 2020”, explicou o governador Ratinho Junior. “Dessa maneira, conseguimos convencer a Infraero e a Secretaria de Aviação Civil da necessidade de antecipar a construção da nova pista”.
A Infraero vai se debruçar sobre as licenças e readequações nos próximos seis meses para acelerar a licitação e até dezembro de 2020 ou no primeiro trimestre de 2021 a nova pista poderá ser inaugurada. O aeroporto também subirá de categoria para a concessão e valerá mais de R$ 1 bilhão, além de receber novos equipamentos.
“Conectividade aérea é a palavra-chave para conquistarmos novos mercados e para garantirmos sustentabilidade aos atrativos, rede hoteleira, restaurantes e toda a nossa indústria do turismo", destacou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.
“Já temos voo direto pra Lima. E até o final do ano teremos voo direto para Santa Cruz de la Sierra. Agora estamos negociando voos diretos para Santiago do Chile e outros destinos da América do Sul. Com ampliação da pista, podemos sonhar mais alto e formar aqui em Foz do Iguaçu um hub do cone sul e países andinos”, afirma Piolla.
Fundo Iguaçu
O projeto de ampliação da pista foi elaborado pelo Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu) em parceria com a Infraero. O Fundo Iguaçu também está responsável pelo licenciamento ambiental e estudos arqueológicos exigidos pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artistico (Iphan).
“Esta conquista deve-se a visão do Conselho do Fundo Iguaçu, que aprovou os recursos para que, desde 2013, fossem investidos na mudança do Plano Diretor do Aeroporto, novo sistema de pistas, recape da pista atual, duplicação do acesso, depois trabalhando nos projetos de ampliação do terminal, implantação de fingers e autorizações ambientais para ampliação da pista. A conquista é de todos!”, afirmou o presidente do Fundo Iguaçu, Enio Eidt.
Participaram da reunião em Brasília, onde foi tomada a decisão: o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Ronei Glanzmann; o governador do Paraná, Ratinho Júnior; o diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, brigadeiro André Luíz Fonseca e Silva; o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Luiz Felipe Carbonell; o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; e os deputados federais Fernando Giacobo (PR) e Vermelho (PSD), dentre outras autoridades.