Facebook

PAVIMENTAÇÃO CHEGANDO ASO BAIRROS DE FOZ

A chegada do maquinário da Prefeitura de Foz do Iguaçu no bairro é sinal de que, em poucos meses, os moradores terão as ruas asfaltadas. Em um trabalho contínuo, a administração municipal vem trabalhando para cumprir o compromisso de asfaltar 100% das ruas da cidade.

Somente neste mês, o prefeito Chico Brasileiro assinou três ordens de serviço para pavimentação das vias do Parque Presidente I, Jardim Central e nos Jardins Curitibano I, II e III. No Jardim São Luiz, onde recentemente foi concluída uma grande obra de drenagem, também estão sendo iniciados os trabalhos para o asfaltamento.

O maior programa de pavimentação da história de Foz do Iguaçu até o momento já contemplou mais de 300 km de malha viária, inclusive nas áreas rurais. Mais do que o asfalto, esse trabalho é em prol de uma preparação da cidade para um novo ciclo de desenvolvimento, acompanhado das grandes obras que vêm sendo feitas pelos governos federal e estadual, e a Itaipu Binacional, como é o caso da Segunda Ponte entre o Brasil e o Paraguai, a Perimetral Leste e a duplicação da Avenida das Cataratas.

O prefeito Chico Brasileiro destacou a importância do investimento em infraestrutura para o município. “Essas são obras que trarão benefícios duradouros para os iguaçuenses e uma melhor qualidade de vida. A pavimentação acompanha o crescimento da cidade e, ao contemplar todos os bairros, fazemos que o município todo esteja preparado para receber visitantes, que logo estarão de volta a Foz, vindo de todo o País e do exterior”, afirmou Brasileiro.

"Temos ainda muito trabalho pela frente, pois são muitas vias que precisam da pavimentação. Em alguns casos, não é necessário apenas o asfalto para resolver o problema de determinada localidade, mas também serviços de drenagem e outros ajustes para garantir que os recursos sejam bem investidos. Mas recebemos essa missão e toda a equipe da Secretaria de Obras está dedicada na tarefa", comentou o secretário de Obras, Cézar Furlan.

Valorização dos bairros

Em algumas ruas do Jardim São Luiz, os trabalhos já estão em fase de reperfilamento. O bairro recebeu ainda um amplo sistema de drenagem, para acabar de vez com os alagamentos. Foi necessária a construção de um lago de contenção para a canalização do Rio Mimbi, além da construção de dezenas de bueiros.

Para a moradora Luiza Talavera, que vive há 11 anos no Jardim São Luiz, a entrega do asfalto irá possibilitar a realização de um sonho. “Eu pretendo fazer uma sala comercial aqui e tenho certeza que agora essa área vai ser muito valorizada. Não vamos mais sofrer com poeira e alagamentos. Tudo só está melhorando”, disse.

Outro bairro que será totalmente asfaltado é o Jardim Central, que também passou um intenso trabalho para instalação da drenagem nas ruas. A previsão é de que em 90 dias os moradores vejam uma antiga demanda sanada.

A ordem de serviço foi assinada no início de maio e as equipes realizam a limpeza das vias para a remoção de pontos irregulares. O custo será de R$ 1,8 milhão para cobrir uma área de 27 mil m².

Camila Magri mora em frente ao Parque Monjolo e celebra a nova imagem que a região terá. “Tínhamos um grande problema com os alagamentos e a lama que acumulava a cada chuva. Isso sem contar os buracos que frequentemente estragavam carros. O asfalto vai nos ajudar muito”.

Também em maio foi assinada a ordem para pavimentação de quase 20 vias do Parque Presidente I. O avanço chamou a atenção de Aramis Fernandes, que há 30 anos atua na liderança comunitária do bairro e espera pela finalização.

“A administração municipal está de parabéns por atender essa reivindicação. Enquanto líder comunitário, eu e a equipe atuamos para trazer o calçamento poliédrico, mas agora é o asfalto que vem em boa hora para trazer benefícios em mobilidade, beleza e valorização”, afirmou.