Facebook

Parque das Aves celebra Dia de Proteção aos Manguezais

O Parque das Aves está organizando uma exposição especial intitulada "Manguezal: o Berçário da Vida", programada para acontecer no dia 26 de julho, das 9h às 16h, próximo do Viveiro Aves de Rios e Manguezais. O evento acontece em comemoração ao Dia de Proteção aos Manguezais, visando ampliar a conscientização do público sobre a importância vital desses ecossistemas localizados próximos ao mar.

"Os manguezais são ecossistemas muito importantes que servem como zonas de transição entre ambientes terrestres e marinhos, auxiliando na absorção de carbono e na mitigação das mudanças climáticas. Com nossa exposição, queremos chamar a atenção dos visitantes, para a importância desses ambientes para todos nós”, explica Gabriela Possato, Gabriela Possato, supervisora pedagógica de educação da área de Educação para Conservação do Parque das Aves.

Importância dos Manguezais
O manguezal é um ecossistema que possui uma rica biodiversidade e oferece serviços ecológicos essenciais, como a proteção costeira. Ele ainda é berçário para muitas espécies marinhas e contribui com a retirada de gás carbônico da atmosfera. No Brasil, os manguezais se estendem desde o litoral do estado do Amapá até a região de Laguna, localizado no estado de Santa Catarina. No entanto, esses ambientes estão entre os mais ameaçados do mundo devido à expansão urbana costeira, à poluição e o desmatamento.

“Pesquisadores apontam que 25% das zonas de manguezais no Brasil tenham sido destruídas desde o começo do século 20 e muitas regiões de mangue sofrem com a fragmentação de áreas que antes eram contínuas. Por isso, atividades como essa, promovida pelo Parque das Aves, são importantes para conscientizar sobre a necessidade de conservação dos manguezais e as espécies que habitam esse ecossistema”, conclui Gabriela.

Atividades do evento
A exposição contará com painéis informativos, fotografias, peças anatômicas e mediação conduzidas pela equipe de Educação para Conservação do Parque das Aves, planejada para ser uma experiência voltada para todas as idades, incentivando além das descobertas, o respeito pela natureza.

“Convidamos toda a comunidade de Foz do Iguaçu e também os turistas e visitantes que estiverem na região a visitar o Parque das Aves e interagir com nossa equipe para compreender mais sobre a Mata Atlântica, neste caso o manguezal em particular, e suas espécies”, conclui Gabriela.

Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.

 

Foto - Christian Rizzi