Facebook

PARAGUAI ESPERA SEGUNDA ONDA DE COVID EM 2021

O Paraguai tem apresentado nas últimas semanas uma desaceleração nos casos de Covid-19 - contágios e mortes. Mesmo assim, as autoridades sanitárias do país alertam para a possibilidade de um aumento de casos para o próximo ano, à exemplo do que já acontece na Europa.

O diretor da Região Sanitária de Assunção, Dr. Robert Núñez, a segunda onda deve acontecer entre os meses de fevereiro e março de 2021. “Quando a temperatura baixa e as pessoas voltam a se reunir em lugares fechados”, disse.

Segundo Núñez, já é possível observar que o vírus é mais resistente a humidade e ao calor. “Não quer dizer que o vírus morre em temperaturas elevadas, mas que o calor e a humidade fazem com que o vírus persista nas gotículas de água, mas é mais difícil o contágio se estivermos em lugares abertos”, explicou.

Novembro em queda

“Estamos em um momento de estabilidade nos casos e observamos um nível de contágios está sendo mantido, com tendência a baixa, de acordo com os registros da Epidemiologia e Ministério da Saúde”. disse Dr. Robert Núñez.

A tendência de queda se reflete no número de mortes pela doença, que também apresentam uma queda paulatina, assim como internamentos de UTI.

Desde março, o Paraguai registra 72.099 casos confirmados de Covid-19, com 1.602 mortos.