Facebook

PÚBLICO PARTICIPA EM MASSA DA FARTAL

Uma festa repleta de atrações, gastronomia e muita diversão. Assim a 43ª edição da Fartal encerrou suas comemorações dos 105 anos de Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira, 10.

No espaço do Charrua, mais de 280 mil pessoas circularam durante os cinco dias de feira, movimentando 150 estandes, a praça de alimentação e arenas de shows.

O prefeito Chico Brasileiro esteve na feira e elogiou o resultado. “A Fartal conseguiu aglutinar a cidade, trazer as famílias não somente peloS shows, mas pela segurança. Isso faz da Fartal uma festa consolidada. A tendência agora, é vencer novos desafios, ampliar espaços e trazer novos atendimentos para dentro da feira. Investindo na Fartal temos a resposta imediata da população”.

FARTAL Solidária

Entre os pontos de maior destaque este ano, o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues apontou a ideia de promover o VIP Solidário com A arrecadação de alimentos em troca de ingressos para os shows nacionais. “As pessoas mostraram sua solidariedade fazendo a troca de 5Kg de alimentos por um ingresso e isso também auxiliou muitas famílias cadastradas no Banco de Alimentos da cidade. Fora isso, teve muita gente fazendo a doação de 1 kg de alimento na entrada da feira”, comentou. No total cerca de 25 toneladas foram angariadas durante a feira.

Rodrigues ainda lembrou que a superação de público aconteceu devido ao dia extra na feira e ao desfile de aniversário. Outro fator que também contribuiu para a maior circulação foi o bom tempo. “O clima ajudou muito e a gente trouxe a família para aproveitar”, disse Roseni e Gilmar Dutra que trouxeram três filhas e uma sobrinha para a festa.

Os bons resultados de público também foram reflexo do envolvimento de toda a administração com estande de serviços colocado estrategicamente ao lado de duas entradas, com presença diária de representantes das secretarias da Fazenda, Foztrans, Meio Ambiente, Saúde, Agricultura, Planejamento, gabinete, Procuradoria, Segurança, Obras, Turismo, Assistência social, dentre outras.

Proteção

Um dos destaques foi a ação realizada pela secretaria de Assistência Social com a identificação de crianças e adolescentes. “O trabalho tornou o passeio dos pais muito mais tranquilo e seguro”, comentou. Nos cinco dias de feira, mais de 5 mil pulseirinhas de identificação foram colocadas. Agentes da justiça federal, juizado de menores e conselheiros tutelares também acompanharam de perto a movimentação na feira.

O esquema de segurança montado pela Secretaria de Segurança trouxe ao Charrua uma parceria com forças policiais, com destaque para o trabalho do ônibus da Guarda Municipal que coordenou o monitoramento com câmeras pela feira e da delegacia móvel do DEMAFI, da Polícia Civil. Segurança e acolhimento da comunidade também foram acompanhados de perto pelo Foztrans, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, corpo de bombeiros, e segurança privada.

Arte

Nesta edição a exemplo de 2018, a colocação estratégica do artesanato num ponto central, bem iluminado e melhor estruturado, contribuiu para maior visibilidade. “Sempre viemos com uma expectativa muito boa para a feira, e por estarmos com mais evidência isso também potencializa o pós feira”, comentou a artesã Claudia Canhete. O layout da arena principal foi bem recebido. Com palco estendido, os expectadores puderam acompanhar os shows nacionais de vários pontos da feira. Na carreta palco, os artistas locais se intercalaram em 42 apresentações.

“Estar no palco da Fartal é um incentivo ao artista. Estar se apresentando é mostrar o que nossa cidade tem de melhor, nossa arte, nossa qualidade. Arte e cultura transformam e unem pessoas”, disse a cantora Marina Araldi, uma das atrações da Arena Cultural.

Com público bastante alternado, alguns artistas se destacaram e reverteram suas apresentações em verdadeiros fenômenos dentro da internet, como o cantor Gabriel Smanioto, que viralizou nas redes e foi convidado a abrir o show nacional dentro da Fartal.

Gastronomia

Na gastronomia , a feira mostrou diversidade na área dos restaurantes, com o trabalho de 18 instituições ligadas à cultura, educação, saúde e assistência social. Na barraca da ACDD por exemplo, além de petiscos, banner faziam o convite a conhecer a entidade que atende a pessoas com multiplas deficiências. “Todo montante arrecadado durante a Fartal servirá para investirmos na estrutura da sede, o que vai beneficiar a ampliação de atendimentos realizados”, comentou Luciane Ortega, da associação.

Outra importante parceria foi com a Emater, secretarias de Turismo, Agricultura e Aprofoz com a vinda da Feira de Sabores, onde 13 produtores da agroindústria da região expuseram e venderam seus produtos direto ao consumidor. “É uma excelente oportunidade dos produtores estarem mais próximos dos consumidores”, disse o técnico de agroindústria da Emater, Alcedir Biesdorf.

A transmissão da programação foi feita ao vivo pela internet, com a TV Feira, que também mostrou os bastidores e entrevistou visitantes e expositores ao longo dos cinco dias de Fartal.

Realização

A Fartal 2019 foi uma realização do governo do município de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, participação direta das secretarias de turismo e agricultura. O evento tem o patrocínio do Blue Park, Itaipu Binacional e Eletromil, e conta com a parceria da Anafi, Coart, Associação dos Artesãos de Foz do Iguaçu, Emater. Apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ecocataratas E AbiH.