O Comando Conjunto da Operação Pantanal II está desdobrado em operações navais, terrestres e aéreas no combate aos focos de incêndio no Pantanal. A Força Naval Componente (FNC), composta por meios da Marinha do Brasil, está operando, desde o dia 5 de junho, no apoio logístico aos Órgãos de Defesa Civil dos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul no combate aos focos de incêndios do Pantanal.
Com o emprego de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, a FNC apoia ações de reconhecimento terrestre, fluvial e aéreo, de transporte de brigadistas, alojamento, alimentação, atendimento médico e de combate direto ao fogo.
Foram empregados, até o momento, dois navios (Navio-Patrulha “Poti” e Navio-Patrulha “Penedo”), seis embarcações (Agência Escola Flutuante “Esperança do Pantanal”, Aviso de Apoio Fluvial “Barão de Melgaço”, duas embarcações de casco rígido, uma Lancha de Apoio a Ensino e Patrulha e a Lancha de Combate “Aruanã”), cinco viaturas Atego, um caminhão-pipa e uma empilhadeira 5 toneladas – utilizados em apoio à aeronave KC390 –, e duas aeronaves (UH-12 e UH-15).
Em Mato Grosso, na região de Porto Conceição, a FNC atua no apoio logístico ao Corpo de Bombeiros Militar-MT por meio da Agência Escola Flutuante “Esperança do Pantanal”, com assistência de transporte de equipes de combate a incêndio, por via fluvial, estrutura de alojamento e alimentação.
Em Mato Grosso do Sul, as ações concentram-se, nesta semana, na região da Ilha do Formigueiro e de Maracangalha, a cerca de 25 e 30 km, respectivamente, de Corumbá. O apoio ao Corpo de Bombeiros Militar-MS e ao Prevfogo/Ibama é feito por meio do transporte fluvial de brigadistas e militares até os focos de incêndios. No local, o Navio-Patrulha “Poti” presta apoio logístico de comunicação, fornecendo contato dos brigadistas com a base do Prevfogo/Ibama, alojamento, alimentação e atendimento médico.
A FNC atua, também, no apoio logístico de alojamento a brigadistas do Prevfogo/Ibama no Complexo Naval de Ladário. Em prontidão, mantém quatro Brigadas de Combate a Incêndios, cada uma composta por 10 militares do 6º Distrito Naval, que participaram de curso de combate a incêndios florestais com brigadistas do Prevfogo/Ibama.
Operação Pantanal II - O Comando Operacional Conjunto Pantanal II foi ativado no dia 27 de junho, por meio da portaria 3.179, assinada pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Com essa medida, as Forças Armadas, Marinha, Exército e Aeronáutica somam esforços para combater os incêndios na região do Pantanal, pelo período de quatro meses. As atividades do Comando Conjunto estarão sob a responsabilidade do General de Exército Baganha. As ações são desencadeadas nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando com seis helicópteros, dois aviões, embarcações e viaturas para transporte de militares, brigadistas e equipamentos, além de meios que garantam suporte a todos os envolvidos.
O emprego de militares nesta operação é de extrema funcionalidade, visto que esses profissionais são capacitados para atuar diuturnamente em condições extremas, sob a missão de defender vidas e o bioma pantaneiro.