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O Foguete lança sua segunda edição

Com distribuição gratuita, publicação independente traz arte local como principal pauta para desenvolver o crescimento da cena cultural.


Lançada em plena pandemia, a mídia impressa O Foguete, assinada pelo coletivo Artérias (Daniela Valiente, Cleise Vidal e Sabrina Menis), chega nesta segunda quinzena de abril à sua segunda edição.

A exemplo da primeira publicação, esta dá continuidade a uma das principais metas audaciosas da pequena equipe: disponibilizar um rico material sobre arte e cultura tendo como foco os artistas locais. “A ideia era reunir e abrir espaço num veículo impresso para que os artistas, já tão presentes nas redes sociais, também pudessem ganhar visibilidade'', comentou Daniela, editora da publicação.

O Guia dos Artistas, parceiros desde a primeira edição, volta a figurar no material, desta vez com uma provocação aos artistas digitais: o que eles têm para mostrar?

O segundo lançamento ainda traz como matéria principal uma conversa sobre criatividade e suas vertentes. E traz novidades de movimentos engajados como o clube de leitura Leiamos Mujeres!

Já que o foco está voltado à produção local, a banda Sussuruído, que propaga a curiosa mistura de rock alternativo, punk e tropicalismos, também vira notícia no Foguete. “A cena musical independente de Foz do Iguaçu esconde alguns bons tesouros. Trazer isso para a nossa mídia impressa enriquece o material e dá mais visibilidade às bandas. Uma troca justa e prazerosa”, disse Sabrina.

O conteúdo do Foguete ainda traz dicas sobre cachoeiras na cidade, o movimento de PANCs dentro do Parque das Aves e, claro, a Casinha Laranja, espaço físico onde artistas começam a movimentar a cena cultural com exposições, bazar, brechó e gastronomia.

O impresso tem muito mais a dizer. Com cores vibrantes, matérias concisas e uma diagramação de encher os olhos, a publicação é um respiro dentro da arte que tanto vem sofrendo nesse período. “O Foguete veio com a intenção de manifestar a necessidade de arte e outras expressões durante um período que não era possível a presença física. Logo veio a ideia de posters colecionáveis de artistas locais”, explicou Cleise, artista e designer do projeto.

Forma

O formato da publicação é outra novidade. Dobrado para “caber no bolso”, O Foguete é um presente não somente pela informação que carrega, mas dá vida a um importante projeto do coletivo Artérias, de promover a arte local através de exemplares colecionáveis com posters assinados por artistas locais.

Nesta edição, Rafael Patrese (RPG), um dos nomes mais potentes da street art em Foz, assina o trabalho.

A segunda edição do Foguete é uma iniciativa do coletivo Artérias e já está disponível em diversos pontos centrais como cafeterias, restaurantes, hotéis e hostels, e nos apoiadores desta edição: Pátio Pomare, Livraria Kunda, Jurassic Pizza, Empório da Vila entre outros. Para quem deseja saber mais, basta acessar a página no Instagram: @ofoguete.art

Nas palavras da editoria, O Foguete surgiu como um plano B de fuga durante a pandemia. Ainda bem que a fuga foi pra dentro da nossa cidade!

Campanha
Junto à edição do Foguete foi lançada a Campanha Padrinhos Mágicos, em que qualquer pessoa pode adquirir uma camiseta e participar da edição auxiliando no custeio da impressão. As camisetas estão disponíveis na Casinha Laranja (Rua Irlan Kalischeswski, 404 - Vila Yolanda.