Facebook

Não vacinados somam 72% das mortes em janeiro

O avanço da vacinação contra a Covid-19 em Foz do Iguaçu tem refletido na redução de óbitos e hospitalizações pela doença. Apesar do expressivo aumento de casos em janeiro (18.967), dados da Secretaria Municipal da Saúde e CIEVS Fronteira (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), apontam uma redução de 62,1% no número de óbitos, na comparação com 2021.

Enquanto em janeiro do ano passado, 74 pessoas perderam a vida para a doença, neste mês foram registrados 28 óbitos por Covid. Desses, 72% (20 pessoas) não estavam vacinados ou possuíam o esquema vacinal incompleto, e 28% (8 pessoas) possuíam o esquema vacinal completo.

Todos os óbitos registrados no mês de janeiro, de acordo com o CIEVS, possuíam alguma comorbidade e/ou fator de risco correlacionado ao agravo. A hipertensão e o diabetes melittus mantêm-se como as doenças mais prevalentes entre os óbitos.

As hospitalizações também apresentaram redução de 34%. Enquanto em janeiro de 2021 o número de pacientes internados era de 230, em janeiro deste ano foram internadas 152 pessoas. Em relação aos hospitalizados nos leitos de UTI, houve redução de 59% na ocupação dos leitos e de 9% na ocupação dos leitos de enfermaria.

Os períodos com maiores registros de óbitos em Foz do Iguaçu foram os meses de fevereiro e março de 2021. Nesta época, a vacinação ainda estava iniciando do país, concentrando-se na faixa etária acima de 80 anos com comorbidades associadas e grupos estratégicos, como os profissionais da saúde. No acumulado, desde o início da pandemia, em março de 2020, são 1.201 óbitos, até o dia 04 de fevereiro de 2022.

"Esses dados são a comprovação de que a vacina é o melhor caminho para nos protegermos da doença e o rumo para o fim desta pandemia. Nós temos doses disponíveis e as 29 unidades estão fazendo primeira, segunda e terceira dose de adultos e adolescentes, sem necessidade de agendamento. É preciso que quem está com o esquema incompleto compareça para proteger a si e aos outros", destaca a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

"Também é muito importante a vacinação das crianças. Estamos com mais de 7 mil vacinadas, mas nosso público estimado é de 26 mil. Então, pedimos aos pais para que façam o agendamento e levem os pequenos para receber as doses. A ciência já comprovou que a vacina é segura", complementa.

Foz do Iguaçu tem 92,1% da população vacinada com ao menos uma dose e 83,5% está imunizada com as duas doses. Receberam a dose de reforço apenas 32,2% da população.