Facebook

MUTIRÃO RETIRA 240 TONELADAS DE LIXO DE RIOS

Em sete dias, as equipes da Prefeitura de Foz do Iguaçu que atuam na limpeza de rios, córregos e bueiros retiraram mais de 240 toneladas de lixo em rios, córregos e bueiros. O descarte irregular tem contribuído significativamente para o surgimento de novos pontos de alagamentos na cidade.

O serviço de limpeza da Prefeitura é permanente e feito de forma simultânea em diversas regiões da cidade.

“Apesar de termos no município a coleta regular de lixo doméstico e também a Coleta Seletiva, infelizmente, algumas pessoas insistem no descarte incorreto dos materiais. Esta prática nociva tem desencadeado uma série de problemas para a sociedade”, comentou o coordenador da Defesa Civil, Vandro Cezar.

Devido à previsão de um alto volume de chuva para os meses de janeiro e fevereiro, as equipes de limpeza foram ampliadas, em virtude da grande quantidade de materiais, como plásticos, garrafas, borrachas e metais, que vêm sendo encontrados, principalmente nas galerias de redes pluviais.

A força-tarefa é composta pelas secretarias de Meio Ambiente, Obras, Assistência Social por meio do Patronato, e Segurança Pública por meio da Defesa Civil. O descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental e passível de multa de até R$ 9 mil.

Denúncia

A população pode denunciar o descarte irregular de lixo através do aplicativo 156 Foz ou pelo telefone 156. O sistema permite que o morador envie reclamações e anexe imagens, além da também acompanhe o andamento dos pedidos.

O aplicativo repassa as informações enviadas pelos moradores de forma automática aos órgãos responsáveis. Também são recebidas pelo 156 Foz outras demandas da população, como solicitações de troca de lâmpadas, denúncias de mato alto em terrenos baldios, remoção de veículos abandonados, e informações.