Facebook

MUNICÍPIO REALIZOU 563 CIRURGIAS EM JULHO

O prefeito Chico Brasileiro visitou, na última terça-feira 20, o Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL). Acompanhado do diretor da unidade Sérgio Fabriz e do gerente do Laboratório Municipal Adriano Pavan, o chefe do executivo visitou os leitos, conversou com pacientes e trabalhadores.

“Estou feliz pelos relatos dos pacientes com relação aos atendimentos no Hospital. Isso mostra que estamos avançando na eficiência e humanização”, afirmou Brasileiro. “Apesar das diversas dificuldades históricas, conseguimos recuperar a unidade, e esse avanço é uma contribuição de todos os colaboradores que se dedicam com muito amor a suas atividades”, completou. No mês de julho, o Hospital Municipal registrou um novo recorde no número de cirurgias, com 563 procedimentos, sendo 232 cirurgias eletivas e 331 de urgência e emergência.

 

Nos últimos meses, com recursos da Prefeitura, o hospital quitou acordos trabalhistas, adquiriu novos equipamentos, ampliou o número de leitos, contratou novos servidores e executará, em breve, uma grande ação de reestruturação da unidade.

 

O diretor-presidente do Hospital Municipal Sergio Fabriz também comentou o crescimento no número de cirurgias. “Em 2016 o Hospital registrava uma média de 300 cirurgias por mês. Somente de janeiro a julho deste ano, o Hospital já registra mais de 500 procedimentos/mês, ou seja, houve um incremento já nesses sete meses contabilizados, de 26% sobre a média do ano todo de 2016”, lembrou.

O prefeito também visitou Laboratório Municipal, onde são realizados cerca de 50 mil exames por mês e que nos últimos anos recebeu equipamentos modernos.

 

Números

Das 563 cirurgias realizadas no mês de julho, 265 correspondem a procedimentos de ortopedia, o que corresponde a 47% do total. A grande dificuldade quanto ao aumento do número de cirurgias eletivas ainda se deve aos procedimentos de urgência e emergência, com destaque para os acidentes de trânsito.

 

No início de julho foram realizadas num único dia, 20 cirurgias eletivas. Esse número só foi alcançado pela baixa procura nos procedimentos emergenciais, que registrou quatro atendimentos no mesmo período.

 

Estrutura

O Hospital Municipal hoje dispõe de 208 leitos operacionais e cinco salas de cirurgia com equipamentos de ponta, necessários para o funcionamento com segurança ao paciente. O corpo clínico é composto por 138 profissionais qualificados e 43 residentes.