Facebook

Jornalistas Concluem Treinamento de Paz da ONU

Jornalistas Brasileiros Concluem Treinamento em Operações de Paz da ONU

 

No período de 08 a 12 de julho de 2024, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou o Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para atuar em Áreas de Conflito (EPJAIAC). O objetivo foi capacitar profissionais de comunicação social para coberturas jornalísticas em áreas de conflito, enfatizando procedimentos de segurança pessoal e relacionamento com forças militares e organizações atuantes nas operações.

 

Durante essa semana, 27 jornalistas de diversas regiões do Brasil participaram de instruções abrangentes. Entre os temas abordados estavam comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, progressão em áreas de alto risco, procedimentos em campos minados e áreas suspeitas, além de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

 

Sob a supervisão do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), o EPJAIAC deste ano contou com representantes de vários meios de comunicação: Alma Preta, Band Rio Grande do Norte, Campo Grande News, Folha, Globo News, Grupo Diário, MidiaMax, NDTV (Record Santa Catarina), Produtora Vídeo Up, Produção da Rádio Verdinha e TV Diário, Rádio Hora, Record, Record Belém, RedeTV, Site Imediato, TV Encontro das Águas, TV Globo, TV Integração, TV Nova Nordeste e TV Tribuna (Band Recife).

 

Entre os participantes, estava o jornalista iguaçuense Christian Rizzi, da produtora Vídeo Up. Rizzi e seus colegas tiveram a honra de usar o capacete azul dos peacekeepers – símbolo das forças multinacionais que atuam na resolução de conflitos internacionais em áreas de conturbação social.

 

“Foi uma experiência inenarrável e de grande aprendizado. Adquirimos conhecimento sobre as missões de paz e a importância do papel do jornalista em áreas de conflito”, declarou Rizzi. O curso, ministrado por militares e civis altamente capacitados, reforçou a preparação dos jornalistas para enfrentar adversidades em cenários de conflito.

 

Os participantes receberam instruções práticas e teóricas sobre segurança, primeiros socorros, comunicação em situações de crise e procedimentos operacionais padrão das missões de paz. Koffi Annan, ex-Secretário-Geral da ONU, uma vez disse que o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello era a "pessoa certa para resolver qualquer problema". Inspirados por essa visão, os instrutores do CCOPAB mostraram que as Forças Armadas do Brasil têm homens e mulheres preparados para enfrentar qualquer adversidade com bravura.

 

O curso foi conduzido pelo coronel Adenir, comandante do CCOPAB, e contou e com a supervisão do capitão André Lucas - responsável direto pelos jornalistas, além da colaboração de uma equipe dedicada, apoiados pela Marinha e Força Aérea Brasileira.

 

“Essa foi uma oportunidade singular de adquirir conhecimento e fazer novas amizades. Agradeço imensamente a todos os envolvidos”, concluiu Christian Rizzi. A união e o comprometimento demonstrados durante o EPJAIAC 2024 reforçam a importância da preparação e do trabalho conjunto na busca pela paz global.