Facebook

Jardim Dona Fátima recebe nova área de lazer

Neste sábado (11) ensolarado e com clima agradável em Foz do Iguaçu, os moradores do Jardim Dona Fátima levaram as crianças e as cadeiras de praia para o novo ponto de encontro do bairro: a Praça de Esporte e Lazer Edival Antonio Ribeiro.

Na inauguração oficial do espaço, além da academia ao ar livre e da quadra de futebol que agora ficam disponíveis para uso dos moradores, a Prefeitura de Foz do Iguaçu também levou brinquedos e atrações para toda a comunidade, que há anos sonhava com um local como a praça. Pedido feito e atendido na última edição do Orçamento Participativo.

O investimento da prefeitura na área foi de aproximadamente R$ 550 mil, e envolveram a construção de um campo de futebol equipado com alambrado e banco de reservas, iluminação, pista de caminhada, bancos de concreto, mesas para jogos, entre outros equipamentos.

“Este era um espaço ocioso e que há muito tempo os moradores reivindicam por melhorias e através de um trabalho conjunto da Prefeitura, Câmara Municipal e da população, através do Orçamento Participativo, foi possível não apenas melhorar, mas transformar em um aconchegante espaço para as famílias”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

“Estamos realizando em Foz do Iguaçu o maior investimento da história em áreas de lazer e, com muito trabalho e dedicação, todos os bairros serão contemplados com estes espaços”, disse o vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio.

No Jardim Dona Fátima, a nova praça está localizada na Rua Jaguari, no trecho entre as ruas Latife e Osman Mariam. No passado, o espaço era utilizado como ponto de descarte incorreto de lixo. Agora, os moradores têm um ponto de convívio, podem praticar esportes e ter momentos de lazer em uma área próxima de suas casas.

A intenção da prefeitura é levar a todas as regiões espaços como esse, promovendo o desenvolvimento dos bairros e, principalmente, maior qualidade de vida e bem-estar dos moradores. Outros seis espaços como o Dona Fátima já estão quase concluídos pela prefeitura e deverão ser inaugurados nas próximas semanas.

“Este é mais um momento de muito alegria e conquista para a comunidade. Os moradores aguardaram com muita serenidade todos os trâmites burocráticos e hoje, sete meses após a assinatura da ordem de serviço, podem usufruir deste belíssimo espaço”, comentou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Antonio Sapia.

Muito mais melhorias no Dona Fátima

A ação no bairro soma-se aos demais trabalhos que o Município vem desenvolvendo na região nos últimos anos, a exemplo dos serviços de pavimentação asfáltica que as equipes da Usina Municipal de Asfalto. Agora, 100% das vias do bairro, que há anos estavam esquecidas, estão asfaltadas.

O presidente da Associação de Moradores, Noel Duarte, agradeceu ao poder público e a todos os moradores. “Esta é uma conquista de nós. Temos equipamentos de esporte e lazer dignos de um condomínio fechado”, disse. “O espaço está à nossa disposição e teremos que cuidar, alongar ao máximo a vida útil dos equipamentos. Nós vamos manter esse local em bom estado”, complementou.

Para comemorar a entrega do espaço, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Fundação Cultural desenvolveram diversas atividades recreativas e apresentações artísticas.

Homenagem

O espaço foi inaugurado com o nome de Edival Antonio Ribeiro, que foi vereador de Foz do Iguaçu e delegado da Polícia Civil do Estado do Paraná. A homenagem foi proposta pelo vereador Rogério Quadros.

“O Dr. Edival deixou um grande legado de profissionalismo e de serviço à população, e nada mais justo do que imortalizarmos o nome dessas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade”, disse.

Representando toda a família, Ubirajara Pigatto Ribeiro, filho do homenageado, agradeceu a todos pela iniciativa de homenagear o pai, que foi um “grande iguaçuense de coração”.

Orçamento Participativo

Na inauguração do espaço, a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo, reforçou o convite para os moradores participarem da próxima edição do Orçamento Participativo, que inicia no dia 21 de setembro.


“Em 2019, na primeira edição do Orçamento Participativo, as comunidades se organizaram e de maneira democrática escolheram a construção deste espaço, que hoje é uma realidade. Além do lazer, espaços como esses incentivam o desenvolvimento de práticas saudáveis que resultam na melhoria da qualidade de vida e em saúde”, ressaltou.

Presenças

Também participaram do ato de entrega os secretários (as) de Obras, Cezar Furlan; de Segurança Pública (interino), Inspetor Langnier; de Planejamento e Captação de Recursos, Leandro Costa; de Administração, Nilton Bobato; de Tecnologia e Informação, Rafael Sanches; de Fazenda, Salete Horst; a diretora superintendente do Fozhabita, Elaine Anderle; o diretor superintendente do Foztrans, Licério Santos; o presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício; e os vereadores (as) Anice Gazzaoui, Alex Meyer, Edvaldo Alcântara e Yasmin Hachem.