Facebook

Jaqueline Tontini assume a Secretaria de Saúde


Na semana em que a ocupação de leitos de UTI de Foz do Iguaçu foi zerada e as máscaras deixaram de ser obrigatórias, após dois anos de pandemia da covid-19, a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, deixou o cargo. A sensação é de “dever cumprido”. A então diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tontini, assume a pasta a partir desta sexta-feira (01).

Na transmissão de posse, realizada na noite desta quinta-feira (01), Rosa Maria Jerônymo fez uma breve prestação de contas dos 15 meses que ficou à frente da maior pasta do município. A valorização das mulheres na gestão municipal, com a transmissão do cargo para uma colega também servidora pública, foi evidenciada na solenidade. “O prefeito Chico Brasileiro acredita nas mulheres. Acredita que elas podem estar onde querem estar. Obrigada por esta valorização”, afirmou Jaqueline.

Sobre o tempo à frente da Secretaria de Saúde, Rosa Maria, que é psicóloga e servidora pública, disse ter sido “o maior desafio da minha vida”. Ela coordenou as ações de enfrentamento à covid-19 no pico da pandemia na cidade, quando os casos chegaram a mais de 300 por dia e a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal chegaram a 100%, precisando adaptar estruturas.

“Mesmo no pior momento da pandemia, não deixamos ninguém sem assistência. E isso aconteceu porque investimentos em estruturas que foram fundamentais no pior momento, como as quatro ampliações no hospital e os 53 leitos de UTI. Poderíamos ter optado por economizar, mas para nós a vida das pessoas sempre foi prioridade”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

Com o início da vacinação em janeiro de 2021, veio também a esperança de superar a doença, mas os percalços foram muitos. “Foram meses de muita pressão, porque chegavam poucas doses. Foi um planejamento exaustivo, com muita dedicação das equipes, inclusive nos sábados e domingos”, contou Rosa. Também foi necessário reorganizar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e planejar a testagem.

Reorganização e novos projetos

Mesmo diante do maior desafio sanitário da história, outras mudanças foram feitas na Secretaria Municipal de Saúde em 2021, como a reorganização interna, com medidas austeras para a redução de custos, e a implementação de novos projetos, como a Unidade Campestre, para atendimento dos moradores da região rural da cidade, e o Consultório na Rua, para assistência às pessoas em situação de rua.

Outro importante projeto foi lançado nesta semana, o Programa de Dignidade Menstrual, que vai garantir o acesso a absorventes higiênicos a mais de 12 mil mulheres de Foz do Iguaçu em situação de vulnerabilidade.

"A Rosa superou todas as expectativas. Fui questionado quando a nomeei, mas o fiz porque é uma pessoa com muita experiência, da área da saúde, e de muita competência técnica. E a Jaqueline já demonstrou muita competência nas tarefas que já assumiu, e tenho certeza que também irá superar as expectativas", declarou o prefeito.

Novos desafios

Em boa parte dos desafios, principalmente relacionados à pandemia, Rosa teve uma colega e diretora muito parceira, "Jaqueline foi gigante. Sempre estava pronta para enfrentar qualquer adversidade", contou. A diretora de Atenção Básica assume agora o desafio de gerenciar a Secretaria Municipal de Saúde.

"Irei cumprir o meu papel e quero realizar muitos trabalhos, e implementar grandes ações para que a saúde em Foz seja a cada dia melhor. E vamos conseguir, porque temos uma equipe engajada, preparada e competente para isso", ressaltou Jaqueline.

Currículo

A primeira experiência de Jaqueline no serviço público foi em 2005, quando fez parte do quadro de estagiários do Diário Oficial. Ela é formada em fisioterapia, com especialização em Ortopedia e Traumatologia. Também é tecnóloga em processamento de dados e, atualmente, graduanda em Gestão Pública. Ingressou na Prefeitura de Foz por meio de processo seletivo simplificado em 2018 e, em 2019, entrou como servidora através de concurso público para fisioterapeuta.

Atuou no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), onde permaneceu até 2019. Foi diretora da Assistência Especialidade entre 2020 a 2021. Desde 2021, atuava como Diretora de Atenção Primária.