Facebook

Iniciou o Brasileiro Escolar de Voleibol

Foram mais 4.500 km percorridos, cruzando de uma ponta a outra do Brasil, mesmo assim, a distância não atrapalhou em nada a garra da equipe que está representando o estado de Roraima durante o Campeonato Brasileiro de Escolar de Voleibol, em Foz do Iguaçu, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar. A competição iniciou nesta segunda-feira (25) e vai até o próximo sábado (30).

“O nosso time precisou se reinventar para participar do campeonato, por conta do período sem treinos durante a pandemia da Covid-19. Estamos com boas expectativas, mas sabemos que são grandes equipes reunidas. De qualquer forma, queremos aproveitar essa oportunidade”, contou a técnica da equipe feminina, Edilamar da Silva.

Essa é uma das ótimas histórias que serão proporcionadas pelas mais de 50 equipes que estão representando todos os estados do Brasil. São mais de 900 participantes, entre atletas e comissão técnica, que terão uma semana de convivência e disputas acirradas, em busca de uma vaga no campeonato mundial.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. “A alegria dos participantes é a mesma que a nossa, por receber um evento tão importante e significativo para essa juventude. Muitos estão em busca de um sonho e podem dar um passo importante para a realização aqui em nosso município”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Antonio Sapia.

Conforme detalha o coordenador geral do evento, Clésio Prado, o Brasileiro servirá como evento-teste para o Campeonato Mundial, em junho, que terá as quadras de Foz do Iguaçu como palco.

“Assim que vencemos a disputa para sediar o evento, sabíamos que seria necessário encontrar um local que pudesse servir uma boa estrutura para o esporte e uma boa estrutura de hospedagem – e Foz é esse lugar ideal. Todos os caminhos levam para um ótimo campeonato aqui na cidade”, disse o coordenador.

Esporte e convivência

As delegações estão hospedadas no Rafain Palace Hotel & Convention, que também receberá os jogos em duas quadras adaptadas dentro de um dos pavilhões de eventos. Segundo os organizadores, a experiência de convivência e interação entre os jovens atletas em um local diferente pode ser um diferencial marcante para o campeonato.

O resultado positivo já começou a ser visto, como diz Bruno Lima, 15, que pela primeira vez saiu de Minas Gerais para disputar um campeonato. “É até emocionante estar aqui, jogar e curtir com o pessoal. Queremos ganhar, mas também vamos aproveitar e conhecer gente nova”, garantiu o jovem.

Além do hotel, os jogos também serão realizados no Ginásio Costa Cavalcanti, Ronaldo Schmidel e Associação Atlética Banco do Brasil – AABB.