Facebook

Inicia hoje o Ramadã sagrado

Começou nesta segunda-feira 11, o Ramadã 2024. O Ramadã sempre acontece no nono mês do calendário lunar islâmico. Os praticantes vão fazer jejum entre o nascer e o pôr do sol, aumentar a quantidade de orações e se esforçar mais em praticar caridade, um dos preceitos da religião.

Em Foz do Iguaçu, que abriga a segunda maior comunidade árabe do Brasil foi realizado um evento na noite do último sábado, na sede da Mesquita Omar Ibn Al-Khatab em comemoração a chegada do mês sagrado dos muçulmanos.

Durante esse mês, o povo islâmico do mundo todo se abstém de comer, beber, fumar, ter relações conjugais e outras práticas consideradas pecaminosas, do nascer ao pôr do Sol.

A realização do jejum durante o Ramadã é seguida pelos muçulmanos desde o segundo ano da Hégira, migração do profeta Maomé de Meca para Medina, ocorrida em 622 d.C.

A contagem do tempo nesse calendário é feita de acordo com os movimentos da Lua e, por isso, o Ramadã inicia em uma data diferente todos os anos, chegando a ocorrer em cada uma das 4 estações no período de 30 anos.

Neste ano, o Ramadã acontece em meio à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. O conflito começou depois que os terroristas invadiram e mataram israelenses, em outubro. Meses depois, a guerra deixou Gaza em ruínas e criou uma catástrofe humanitária, com muitos palestinos sem ter o que comer, podem acabar morrendo de fome.